A ação começa pelo guarda escolar, todos os demais setores e salas de aula, até a cantina.
Na busca contínua de incentivar a leitura de forma prazerosa, bem como, a produção textual, a poeta e professora Gislene Camargos colocou em prática o projeto “Esparramando amor, livros e poesia”, trabalhado de forma interdisciplinar e que envolve toda equipe escolar e comunidade do Colégio Estadual São José, em Palmas. A professora explica que esse projeto também tem por objetivo fomentar o surgimento de leitores críticos, bem como, “abraçar” as pessoas com palavras.
Gislene ressalta a importância da literatura na formação e transformação pessoal e da sociedade. O público-alvo desse projeto são os alunos do 1°, 2° e 3° ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e toda a comunidade escolar.
“No decorrer do ano letivo, distribuímos poemas numa cesta devidamente decorada a todos os profissionais e estudantes da escola. São poemas de autores tocantinenses e da literatura universal. A ação começa pelo guarda escolar, todos os demais setores e salas de aula, até a cantina. Promovemos Rodas Poéticas com leitura desses poemas nos diferentes espaços escolares”, explica a professora.
A estudante Maria dos Milagres, do terceiro ano da EJA, ao comentar sobre esse projeto afirmou que “A poesia em nossa vida é uma chave que abre as portas do conhecimento, faz ver um novo caminho que leva a lugares que só a alma pode enxergar”.