Decisão judicial restitui Kawê ao Paço Municipal após liminar concedida pelo Tribunal de Justiça (TJTO), gerando expectativas sobre os rumos da gestão.
Na última segunda-feira, 27, o panorama político de Formoso do Araguaia sofreu uma nova reviravolta com a concessão de uma liminar que reconduziu Israel Kawê ao cargo de prefeito do município.
Esta decisão, proveniente do Tribunal de Justiça (TJTO), restituiu Israel Kawê, do partido Republicanos, ao comando do Paço Municipal. O deferimento foi emitido pelo desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, que analisou o agravo de instrumento da Câmara Municipal após uma redistribuição do processo.
E na tarde desta quarta-feira, dia 29 de maio, o presidente interino da Câmara municipal, vereador Adão Coutinho juntamente com os demais pares, deu posse ao agora prefeito, Israel Borges Kawê.
Durante o juramento, o novo prefeito Israel Kawê afirmou: “Prometo manter, defender e cumprir a Lei orgânica do Município, a Constituição Federal, a Constituição deste estado, observar as leis da União, do Estado e do município, promover o bem dos municípios e exercer o cargo sobre a inspiração da democracia, da lei, legitimidade e da legalidade assim prometo”.
Na sequência, Kawê pediu licença a todos para poder ler um salmo que diz: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.
Kawê finalizou fazendo um agradecimento a todos e afirmando que o projeto é de reconstrução a Formoso do Araguaia. “Quero aproveitar a oportunidade pra cumprimentar todos, cumprimentar os novos vereadores, cumprimentar a população de Formoso que presente, agradecer a todos, agradecer a Deus por essa oportunidade e agradecer aos 3917 votos que tivemos nas urnas, nas eleições de 2020, que me permitiu estar tomando posse nesse momento como prefeito de Formoso do Araguaia, quero agradecer também a minha família. Quero pedir a Deus, como fez Salomão, muita sabedoria para poder cuidar e administrar dessa cidade e da nossa gente, quero também dizer que essa mão será a mão que será usada para poder reconstruir, pra poder ajudar reconstruir a cidade Formoso, a infraestrutura, a saúde, a educação, enfim reconstruir, ajudar a reconstruir a nossa cidade, portanto o nome dessa gestão será ‘mãos à obra Formoso’, muito obrigada a todos e mãos à obra”, finalizou.
Agora só resta aguardar os próximos capítulos.