A Coordenação Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) de Gurupi reuniu nesta terça-feira (24), equipes técnicas da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, da Secretaria da Educação e da Secretaria de Saúde, que compõem a rede intersetorial. O objetivo do encontro foi aperfeiçoar a execução do programa no município.
Segundo a gestora do programa Bolsa Família de Gurupi, Daiane Carneiro, as equipes deliberaram sobre novas ações conjuntas para o fortalecimento da garantia dos direitos dos beneficiários, assegurando o cumprimento das condições do programa.
“O objetivo da Coordenação é assegurar que as famílias cumpram com as condicionalidades do programa, que na Assistência Social é o recadastramento, na Educação é a frequência escolar, e na Saúde é o acompanhamento do peso, altura, cartão vacinal, e das mulheres gestantes.
Esses cumprimentos são medidos por indicadores que pactuamos para serem alcançados e a Coordenação traça estratégias para atender às famílias”, explicou a gestora, concluindo que mesmo durante a pandemia, o município tem alcançado bons resultados.
O Município de Gurupi atingiu na primeira vigência de 2021, entre os meses de janeiro a julho, o repasse de 100% de informações ao Sistema do programa Bolsa Família, das famílias acompanhadas na Saúde. O município também atingiu 84% de cobertura dos beneficiários na primeira vigência.
“A média do Estado foi de 68% e a nacional foi de 61%, então Gurupi alcançou um resultado positivo graças ao esforço de toda a equipe, não foi nada fácil, num cenário de pandemia em que não era obrigatório o acompanhamento para as famílias”, comentou a servidora Marinalda Costa, representante da Saúde na Coordenação Intersetorial.
Gurupi tem atualmente 2.819 famílias cadastradas no programa Bolsa Família.