Nesta quarta-feira, 08, o deputado Eduardo Fortes (PSD/TO) se reuniu com o ministro da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Mapa), Carlos Fávaro, para apresentar demandas do setor pecuário do Tocantins.
A reunião, que aconteceu em Brasília, contou com a presença do senador Iraja Silvestre (PSD/TO), do presidente do Sindicato das Indústrias Frigorificas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes), Oswaldo Stival e do presidente do Conselho da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), José João Stival.
O objetivo da reunião foi estreitar o diálogo com o ministério e promover a pecuária tocantinense. Eduardo Fortes destacou o potencial existente no Tocantins para aumentar as exportações, conquistar novos mercados e, consequentemente, atrair novas empresas e gerar empregos e renda. “Com a abertura de mercado em novos países, o Tocantins pode aumentar ainda mais a sua capacidade de abate e produção, gerando mais emprego e renda”, afirmou o deputado.
Durante a reunião, o presidente do Sindicarnes destacou que o ministro demonstrou disposição e conhecimento sobre o setor pecuário. Além disso, foram apresentadas demandas para aprovação de novas plantas frigoríficas para a China e manifestação do Mapa junto ao Mercado Comum Europeu para expansão de área no Tocantins. O ministro de pronto encaminhou as demandas solicitadas para os departamentos competentes.
Outras duas pautas também foram discutidas na reunião. Eduardo Fortes convidou o ministro para participar da abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) e apresentou o projeto Horta Comunitária, desenvolvido em Gurupi e municípios vizinhos. O ministro demonstrou interesse em visitar Gurupi e conhecer o projeto pessoalmente, além de sinalizar positivamente para parcerias para ampliação do projeto.
A reunião entre o deputado Eduardo Fortes, o ministro Carlos Fávaro e outras lideranças do setor pecuário teve como objetivo apresentar demandas e fortalecer o diálogo com o ministério para promover o setor pecuário do Tocantins. Segundo o deputado, a reunião foi bastante positiva.