Foi com muita dedicação que os profissionais do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC realizaram uma ação socioassistencial na Casa do Idoso, no último dia 19.
Em um gesto carregado de significado e amor pela terceira idade, os colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e Unidade de Pronto Atendimento – UPA fizeram um checkup médico em todos os idosos, além de atividades laborais adaptadas.
“Nosso grande propósito é prestar a assistência adequada para os pacientes UPA, HMA e Ambulatório de Especialidades. Mas também nos preocupamos com o social, desenvolver a capacitação na parte de humanização e o atendimento fora do local habitual dos nossos colaboradores”, explicou o gerente de qualidade do ISAC, Dr. Vinicius Menezes.
Por uma causa nobre
O ISAC levou médico cardiologista, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, nutricionista e fisioterapeuta para levar saúde e bem-estar para os residentes Casa do Idoso.
Todos os 12 idosos que vivem lá passaram por avaliação médica, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, avaliação nutricional especializada e diagnóstico nutricional, atividades de socialização e exercícios para o desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva.
A coordenadora Casa do Idoso, Edna Leite Nascimento, comentou que a visita saiu melhor do que o esperado. “Foi muito gratificante, eu não esperava que viessem tantos profissionais. Ficamos muito felizes em saber que existem tantas pessoas que se interessam em realizar ações sociais”.
Aprendizado
O coordenador de Enfermagem, Adriano Rocha, ficou responsável por aferir a pressão dos idosos e verificar a glicose, mas voltou para casa carregado de bagagem emocional. “Viemos para trazer alguma coisa, mas na verdade estamos levando muita coisa daqui hoje, aprendizado para a vida, para o social e a vontade de fazer novas visitas”, destacou Adriano.
O mesmo vale para a nutricionista clínica, Yasmym Oliveira, que fez avaliações individualizadas, medição da altura e peso para o cálculo do IMC e orientação nutricional para cada um dos presentes.
“Estamos levando de volta a alegria e toda a receptividade que tivemos. Eles nos receberam com todo carinho e disposição e permitiram que cuidássemos deles”, enfatizou a nutricionista.
Atenção, o melhor remédio
Com a função de mostrar para os idosos a importância que eles têm na vida de todos, a assistente social na UPA, Noemia Lopes, levou amor e alegria por meio de muita conversa.
“Conversei muito com todos, perguntei como se sentem quando estamos aqui e eles respondem dizendo que se sentem em família porque estamos cuidando deles”, destacou Noemia.
Por fim, a terapeuta ocupacional, Evelyne Medeiros, realizou uma atividade laboral para trabalhar exercícios junto da fisioterapia.
“O resultado foi maravilhoso. Fomos muito bem acolhidos e trabalhar o lado humano faz toda a diferença. A gente sai um pouco da rotina hospitalar para cuidar dos idosos e, nesse momento, fizemos o dia deles melhor”, finalizou a Evelyne.