O estudante Ilan Rubins Carneiro de Carvalho é o representante do Tocantins no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) de 2018. Ele e outros 77 estudantes, de todo o Brasil, estão em Brasília participando de atividades voltadas para o conhecimento da vida e do trabalho dos parlamentares, na Câmara dos Deputados, além de apresentarem os projetos que desenvolveram para serem selecionados. A agenda dos jovens se iniciou no dia 1º de outubro.
Para que fosse selecionado, Ilan inscreveu o projeto “A política sob novos olhares nas instituições de ensino público do Brasil”. O aluno da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, disse que com a experiência, ele terá nova visão de mundo. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade de vivenciar e aprender sobre a jornada parlamentar. O que vai ao encontro da ideia do meu projeto, que é quebrar os rótulos sobre a política e mostrar que ela é necessária e que o jovem pode participar e transformar a realidade”, destacou.
Na última terça-feira, 2 de outubro, os estudantes participaram da sessão solene de posse dos cargos de deputados jovens, no Plenário Ulysses Guimarães, além de estudarem sobre o protagonismo juvenil e os 30 anos da Constituição Federal.
Os estudantes participam até o final da semana de atividades com temáticas voltadas para a importância e função dos partidos políticos, criação de partidos do PJB, reuniões, plenárias e discussões, que finalizarão no próximo dia 5.
PJB
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o País.
O objetivo da Câmara dos Deputados e das Secretarias de Educação com o PJB é difundir os conhecimentos sobre o Poder Legislativo e sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da participação social.