Yaporan Milhomem participa de almoço exclusivo que reuniu artistas, empresários e personalidades em Brasília
O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporan Milhomem, representou a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em almoço exclusivo com o presidente diplomado, Jair Bolsonaro, ocorrido nesta terça-feira, 11, em Brasília. O encontro reuniu artistas, empresários e personalidades, e buscou estreitar a relação das classes com o presidente.
O prefeito e também diretor financeiro da ATM revela que fez pedido ao presidente diplomado. “Eu clamei ao nobre presidente Jair Bolsonaro que fosse sensível à causa do Pacto Federativo, pois os Municípios estão sofrendo com a escassez de recursos e o excesso de responsabilidades repassadas pela União”, disse Yaporam.
Pacto Federativo
Segundo a ATM, no complexo sistema legislativo e tributário brasileiro, União, Estados e Municípios dividem recursos e responsabilidades. Contudo, os prefeitos de todo o Brasil percebem que os entes municipais são os mais fragilizados nesse sistema, com o menor percentual de participação no bolo tributário arrecadado pela União. Em contrapartida, aos Municípios são atribuídas inúmeras responsabilidades, sem o repasse e a indicação dos recursos suficientes para o devido financiamento.
Sinalização
Para o encontro, o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus foi convidado por empresários tocantinenses e pelo ex-candidato ao Senado pelo PSL (partido de Bolsonaro), Farlei o Federal. Na conversa, Yaporan ouviu do futuro Presidente que a revisão do Pacto Federativo está dentro do seu plano de governo, que inicia-se no próximo 1° de janeiro. Jair Bolsonaro foi eleito nas eleições presidenciais com 55,13% dos votos válidos, sendo diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira, 10.