Bastante movimentada as primeiras sessões ordinárias da Câmara Municipal de Formoso do Araguaia, com a apresentação de relevantes proposituras dos parlamentares.
Em requerimento ao prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues (PTB), a vereadora Rosa Maria Martins Costa (PP) apresentou requerimento solicitando o envio de Projeto de Lei dispondo sobre a criação da Guarda Municipal e também a criação de Sistema Urbano de Vídeo Monitoramento eletrônico. “Lamentavelmente, o impacto do agravamento da crise tem-se estendido em aumento galopante dos índices de violência e criminalidade no município, o que obriga Inexoravelmente a tomada de medidas concretas e eficaz no combate a esses problemas, que se agravam a cada dia”, justificou.
A parlamentar ainda solicita através de requerimento também aprovado pelos nobres pares a regulamentação e reajuste dos valores das diárias de viagens pagas aos profissionais de saúde que fazem acompanhamento de pacientes encaminhados a outros município ou estado. Como argumento, a vereadora justificativa que o requerimento é em resposta ao apelo desses profissionais de Saúde que diariamente fazem acompanhamento de cada paciente encaminhado para outra cidade e/ou estado.
Por fim, Rosinha JB solicita ao Executivo e da Secretaria de Saúde, melhoria na assistência e transporte de pessoas com insuficiência renal crônica, propondo a aquisição de veículo exclusivo no deslocamento dos pacientes, com garantia adequada da climatização, higienização e acessibilidade, proporcionando, assim, mais conforto e segurança, bem como que a alimentação desses pacientes seja balanceada, conforme prescrito pelo nutricionista da clínica de tratamento, e o acompanhamento de um técnico de enfermagem em todos os deslocamentos.
Já o vereador Sebastian da Gráfica (SD) requereu ao Poder Executivo Municipal que assuma a responsabilidade de providenciar uma ajuda financeira de custo mensal às pessoas de Formoso do Araguaia que fazem tratamento contra o câncer, em Barretos (SP). Em outro requerimento aprovado, o parlamentar solicita a construção de quatro quebra-molas no setor Aeroporto, assim como a poda de árvores também naquele Setor.
A construção de ponto de ônibus nas Avenidas Perimetral, Joaquim Batista de Oliveira, JK, Rio Formoso e Anhanguera, bem como, no perímetro urbano da BR -242, foi a reivindicação do vereador Adão Coutinho (PRTB) que justifica essa necessidade devido a importância de abrigo para se proteger do sol ou da chuva, ou até mesmo para descansar devido ao prolongado tempo que as vezes tenham que ali passar.
O vereador Robson Haritianã (PTB) em um dos quatro requerimentos aprovados pelos colegas vereadores e encaminhados para o executivo municipal solicita a realização de vistoria técnica para identificar vestígios de problemas estruturais na Feira Coberta e no galpão de máquinas agrícolas. “O estudo técnico tem por objetivo constatar se há riscos eminentes ou riscos menores pois são visíveis que a estrutura está comprometida”, justifica.
Haritianã pediu, também, análise técnica de engenharia de tráfego para que seja implantado redutor de velocidade e faixa de pedestres na Rua 04, próximo à Escola E Borges Teixeira, e em frente ao prédio da Energisa. Por fim, o vereador solicitou ao prefeito a realização de estudo técnico-administrativo aprofundado objetivando revisar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Públicos administrativos, agentes de limpeza urbana e profissionais da Saúde e ainda da revitalização da estrada e bueiro no sentido à pousada Triuno e demais chácaras da região. “A estrada está intransitável devido ao rompimento do bueiro que não suportou o volume de água, prejudicando o escoamento de rebanho de gado e turismo da localidade”, justificou o parlamentar.
“A falta de iluminação pública vem dificultando a visibilidade e facilitando ocorrências de roubo, furto, entre outros. Para minimizar o sentimento de insegurança, é necessário se fazer que o competente setor da prefeitura, realize as trocas urgente das lâmpadas queimadas dos postes da Avenida Henrique Cardoso”. Essa foi a justificativa do vereador Dijalma Souza Santos (PT) ao requerer a troca de lâmpadas queimadas na Avenida Fernando Henrique Cardoso, no Setor Aeroporto. O parlamentar ainda solicita em ouro requerimento que seja feita obras de manutenção na entrada da Avenida Fernando Henrique Cardoso também no Setor Aeroporto.
O vereador Gabriel Bezerra (MDB) solicitou a limpeza da Avenida Joaquim Batista de Oliveira, mais precisamente, ao lado da pista de caminhada e da academia pública. De acordo o vereador, o local se encontram sujo e com matagal o ladeando quase por completo. “Atualmente o local se encontra sujo e com matagal o ladeando quase por completo, desta forma, trazendo risco à saúde, não ofertando qualidade de vida, segurança e demonstrando descuido ao local, por isso o requeiro”, justificou.
O Vereador Josafá Paz de Souza (SD), por sua vez, teve o seu requerimento aprovado por unanimidade onde solicita a realização de revisão e reparos, nas Ruas: Machado de Assis, José Bonifácio e Thomaz Evangelista. Como justificativa, o parlamentar argumentou que as referidas Ruas se encontram intransitável e que com essa revitalização, levará mais segurança e conforto aos moradores e demais pessoas que por ali passar.
As Sessões aconteceram na semana passada, entre os dias 22 a 26 de fevereiro no período matutino.