Reitores das Universidades do Tocantins planejam criar entidade que une as Instituições de Ensino Superior

logo

Conecte conosco

Reitores das Universidades do Tocantins planejam criar entidade que une as Instituições de Ensino Superior

Com o objetivo de integrar as ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Tocantins, ensino, pesquisa, extensão e gestão, reitores das Universidades planejam criar o Conselho de Reitores para promover o desenvolvimento regional.

O encontro ocorreu ontem, 31, on-line e contou com a participação de representantes da Universidade de Gurupi – UnirG, Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Instituto Federal do Tocantins – IFTO e do Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica.

O convite da criação do Conselho de Reitores surgiu do Reitor da Unitins, Me. Augusto Rezende. Ele ressaltou que a ação é o início de um diálogo entre as principais Instituições de Ensino Superior do Estado que possuem Reitorias, com articulação local.

Rezende disse ainda que a ideia é mostrar que o ensino superior é um ambiente importante para a formação de mão-de-obra qualificada, principalmente, para ajudar a sociedade na solução de problemas. “As Universidades fazem parte do processo de desenvolvimento, a gente vê isso no mundo inteiro, com a criação de parques tecnológicos, no crescimento de pesquisas, projetos de extensão, juntamente com a iniciativa privada e a gestão pública. Há uma gama de possibilidades que podemos ser inseridos”, destacou Rezende.

De acordo com a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, a criação do Conselho é extremamente importante porque irá fortalecer as IES públicas do Tocantins. “A intenção é que possamos integrar as ações das Universidades, nos unindo para compartilhar ideias e situações. Pretendemos ainda discutir possibilidades para captação de alunos, políticas para egressos, além disso, pedirmos apoio ao Governo do Estado para que subsidie as ações e projetos desenvolvidos por este Conselho de Reitores”, avaliou Falcão.

“Em Gurupi temos como exemplo o Conselho de Gestores, composto pela UnirG, pelo IFTO e pela UFT, regimentado pelo ‘Inova Gurupi’ que tem como objetivo captar recursos, para executar as ações propostas por essas três Instituições de Ensino Superior da região sul do Estado”, ressaltou a reitora.

A reunião contou ainda com a presença do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, do reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, e do reitor da UniCatólica, Gillianno Mazzetto.

Inova Gurupi

O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

É uma parceria da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Ciência e Tecnologia que integra o Poder Público Municipal, Universidades e Empresas Privadas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região Sul do Tocantins.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA