Formação visa fortalecer ações de incentivo a leitura e o desenvolvimento da escrita nas escolas públicas. As inscrições para a competição da OLP seguem abertas até o dia 30 de abril.
A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins realizou na terça-feira, 23, a formação presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Participaram da capacitação os professores já inscritos na 6º edição da Olimpíada e coordenadores pedagógicos de toda a Regional, que atuam nos municípios de Dois Irmãos, Lizarda, Miracema, Miranorte, Rio dos Bois e Tocantínia.
Conforme a responsável pela capacitação, a assessora do currículo de Língua Portuguesa, Luciana Maria Rodrigues, diversas atividades foram desenvolvidas no sentido de preparar os educadores para as etapas da Olimpíada, que tem como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento da leitura e da escrita nas escolas públicas.
“Além das oficinas que contemplam os cinco gêneros textuais apresentados pela OLP, propusemos práticas metodológicas, e promovemos o Café Literário que objetivou a troca de experiências por meio dos relatos dos professores diante de suas práticas, que muito enriqueceram o encontro”.
A professora Maria Célia, do município de Miranorte, apresentou alguns das inciativas de incentivo à leitura promovidas no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante. “Desde 2009 desenvolvemos o “Projeto Vamos Ler”, que foi aprimorando com as sequências didáticas propostas pelo material da olimpíada que favorecem a efetivação de técnicas diferenciadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita”, relatou.
Durante a formação, os professores e coordenadores conheceram mais profundamente as ferramentas oferecidas pela Olimpíada, como cursos online e diversos instrumentos que podem ser utilizados para o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula.
Para o Diretor Regional de Educação de Miracema, Jore Carlos Alves Batista, a OLP possibilita a melhoria da aprendizagem dos estudantes e oportuniza a atualização constante dos profissionais. “As ações propostas pela Olimpíada são importantíssimas para fomentarem a leitura e a escrita, além de ser uma grande oportunidade para evidenciar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores em um evento nacional”, ponderou.
A Olimpíada
Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Inscrições e fases
As inscrições encerram-se no dia 30 de abril e são feitas exclusivamente pelo site www.escrevendoofuturo.org.br pelos professores.
A olimpíada tem cinco etapas: de 12 a 19 acontece a etapa escolar; de 22 de agosto a 9 de setembro é realizada a fase municipal; de 26 setembro a 11 de outubro é a vez das competições estaduais; entre 23 de outubro a 19 de novembro é promovida a fase regional. Já a final nacional acontece no dia 28 de novembro.