As regiões do Bico do Papagaio e do Norte do Tocantins podem adotar o exemplo da região Sul na elaboração de exames de imagens para dar acesso aos pacientes do SUS e resolver a grande demanda reprimida que existe naquelas regiões. A notícia é do presidente do COSEMS/TO (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) e Secretário de Saúde de Dueré, Vânio Rodrigues, que esteve em Araguaína para explicar o exemplo positivo de Gurupi, que se tornou referência em exames de saúde na região Sul do Estado.
“Vivíamos esta mesma situação em um passado recente, porém, nos unimos e fortalecemos Gurupi, passamos a ser mais protagonistas ao invés de coadjuvantes nestas ofertas. Penso que os serviços que o Estado deve ofertar são aqueles que os municípios não possuem capacidade para tal, nestes outros, precisamos nos empoderar e prestar serviços resolutivos com maior qualidade e acesso oportuno”, disse o presidente.
Fortalecido
A Secretária da Saúde de Gurupi, Suely Aguiar, afirma que todos esses exames e outros atendidos pela rede municipal dos 18 municípios estão sendo trazidos para Gurupi, inclusive procedimentos que só eram feitos em Palmas, fortalecendo não só o acesso à saúde ao cidadão como também, a economia da cidade.
“Assumimos a responsabilidade pela região Sul e mostramos ao Estado que o nosso exemplo dá certo e desde março, estamos realizando exames de ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética entre outros de todos os municípios pactuados”, afirma a secretária.
Oftalmologia
Segundo Sueli Aguiar, Gurupi será também referência para o Sul do Tocantins, na área de Oftalmologia. “Todos os procedimentos oftalmológicos, como consultas, exames e cirurgias também passarão a ser realizados em Gurupi. Estamos fazendo a transição e nos preparando para atender à todos os pactuados” – garante a secretária.
_________________________