A vacinação é realizada pelos próprios produtores rurais. Primeira etapa da campanha termina no dia 31 de maio.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou nesta segunda-feira (1º) no Tocantins. A meta para esta etapa é vacinar um rebanho de pouco mais de 8,6 milhões de cabeças de gado e de bubalinos. Ao todo, 56,5 mil propriedades rurais devem realizar o processo. O proprietário tem até 10 dias após a compra da vacina para declarar a vacinação. A primeira fase da campanha vai até o dia 31 de maio.
O Tocantins não registra casos da doença desde 1997. A carne bovina é um dos principais produtos de exportação do estado, em 2016, o estado mandou para o exterior 33,1 mil toneladas de carne. Apenas a soja movimenta mais a economia local. Entre os maiores compradores estão a Rússia, Hong Kong, Egito, Emirados Árabes e o Chile. No total, a carne tocantinense é consumida em 130 países.
A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas apenas por produtores cadastrados e somente no período da campanha em lojas agropecuárias cadastradas. A comprovação de que o procedimento foi realizado pode ser feita pela internet ou nos escritórios da Adapec.
Após a compra da vacina, é importante que o pecuarista siga as normas de transporte, manutenção, higienização e aplicação para não comprometer a qualidade do produto.