Número soma homicídios, feminicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Segundo a SSP, número é 4,95% menor que a quantidade registrada no primeiro trimestre de 2018.
Pelo menos 96 pessoas foram assassinadas no Tocantins nos três primeiros meses de 2019. Do total, 89 sofreram homicídio, quatro foram vítimas de latrocínio, uma de feminicídio e duas de lesão corporal seguida de morte. Os dados são do Departamento de Inteligência Estratégica da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que comparou o número dos crimes registrados neste ano com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a SSP, apesar de ter dobrado o número de latrocínios, a quantidade de mortes violentas é 4,95% menor do que foi registrados no primeiro trimestre de 2018, quando as ocorrências somaram 101 mortes.
Os assassinatos foram registrados em todo o Tocantins e as vítimas são de todas as idades. Os criminosos usam armas de fogo, faca e até pedaço de garrafa de vidro para praticar os homicídios. Em menos de 48 horas, pelo menos três mortes foram registradas pela polícia em Gurupi. Uma das vítimas é o adolescente Thiago Rodrigues Chiozini, 14 anos. Ainda em janeiro, Daniel Aragão da Silva, de 17 anos, foi morto dentro de casa após ser baleado.
Em fevereiro deste ano, Luismar Afonso Alves da Silva, 26 anos, foi assassinado Jardim Aureny III, em Palmas. Ele era ex-presidiário e foi baleado após sair de casa para buscar a sobrinha em uma creche.
Em março, Antônio Henrique Dias Araújo, de 25 anos, foi assassinado em Araguaína, na região norte do Tocantins. O crime aconteceu dentro da oficina de motocicletas do pai da vítima. Segundo a PM, Araújo tinha passagens pela polícia e havia saído do presídio Barra da Grota há cerca de um mês.
Do total de mortes violentas deste ano, 15 homicídios foram em Palmas. A cidade também teve três localizações de cadáveres, 13 mortes a esclarecer e 23 tentativas de homicídios.
Palmas teve aumento significativo no número de violência doméstica. Foram 158 registros até março deste ano ano contra 117 nos três primeiros meses do ano passado. O aumento é de 35%.
As forças de segurança também divulgaram o número de crimes contra a liberdade sexual, contra o patrimônio, entre outros registros. Só nos três primeiros meses deste ano, 130 pessoas sofreram violência sexual, sendo 95 estupros de vulnerável e 35 estupros.
Até março, 430 veículos foram furtados e 199 roubados em todo o estado, somando 629 automóveis. No mesmo período do ano passado a quantidade chegou a 796.
Entre os dados de segurança, a Polícia Militar (PM) divulgou que, somente em Palmas, os furtos de veículos, de estabelecimentos comerciais e de residências, somaram 213 casos este ano. Até março de 2018 foram 305 registros.
O Corpo de Bombeiros informou que neste ano realizou 111 combates a incêndios urbanos e 14 em vegetações. Também atuou em 479 casos de busca e resgate e sete mortes por afogamento.