A convenção foi realizada neste domingo (5). PR, PSDB, Podemos, PCdoB, PTB e PSDC declararam apoio ao candidato.
O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), será o candidato ao governo do Tocantins pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O nome foi confirmado durante a convenção que ocorreu neste domingo (5), em Palmas.
Esta é a segunda vez que Amastha concorre uma vaga ao Palácio Araguaia. Ele foi um dos candidatos nas eleições suplementares, convocada após a cassação de Marcelo Miranda (MDB), e ficou em terceiro lugar na preferência do eleitorado.
O Partido da República (PR) realizou convenção junto com o PSB neste domingo e nunciou que o senador Vicentinho Alves à reeleição. Ataídes Oliveira (PSDB) também compõe a chapa como candidato à reeleição para o senado.
Trajetória
Carlos Enrique Franco Amastha tem 56 anos e nasceu em Barranquilla, na Colômbia. Há mais de 30 anos reside no Brasil onde formou família e estabeleceu empreendimentos empresariais. Ele pode concorrer a cargos públicos por ter sido naturalizado brasileiro.
O empresário entrou para a política em 2012, quando foi eleito prefeito de Palmas pela primeira vez. Ele foi reeleito em 2016, mas renunciou no começo de abril este ano para disputar a eleição.
Primeiro prefeito estrangeiro de uma capital brasileira, Amastha é casado e pai de três filhos.
Nas eleições suplementares marcadas para o dia 4 de junho, ele teve 21,21% dos votos e ficou em terceiro lugar.