Protocolo do Fogo chama gestores e comunidade para assumirem compromissos

logo

Conecte conosco

Protocolo do Fogo chama gestores e comunidade para assumirem compromissos

Dando continuidade ao trabalho de prevenção às queimadas e incêndios florestais, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), segue com as capacitações do Protocolo do Fogo do Tocantins pelo estado. A ação visa convocar os gestores municipais e as comunidades urbana e rural a aderirem ao Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo.

Ao aderirem, os representantes de diversos segmentos da sociedade assumem compromissos em prol da prevenção e controle do uso do fogo. Tais ações envolvem não apenas as prefeituras, que trabalham ainda como gestoras do Protocolo no município, mas também atores como demais órgãos públicos, sindicatos, associações, empresas privadas, ONG’s, assentamentos e escolas, cada um com sua responsabilidade.

Entre os compromissos firmados estão ações de educação ambiental, a criação de brigadas e a sensibilização da comunidade sobre os danos do fogo ao meio ambiente e à saúde humana. A ideia é que a própria comunidade se voluntarie para trabalhar na prevenção antes do combate às queimadas em si.

Os municípios que possuem Unidade de Conservação (UC), aqueles que tiveram maiores índices de queimadas no ano anterior e os que têm interesse em assinar o Protocolo do Fogo recebem as equipes de capacitação compostas por membros da Semarh e do Naturatins para que seja implantado ou renovado o compromisso. O documento vence a cada dois anos e serve como pontuação para o município no ICMS Ecológico.

As equipes estão em campo desde o mês de abril e já passaram por Ponte Alta do Tocantins, Caseara, São Félix do Tocantins, Mateiros e Xambioá. Nesta semana a capacitação ocorre em Gurupi, Ipueiras, Novo Acordo e Divinópolis, e na próxima semana estará em Dois Irmãos. O cronograma de campo termina no mês de agosto mas, antes disso, será realizado em Palmas um Seminário de Capacitação para reforçar a participação dos municípios.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA