Projeto visa priorizar ações de conservação ambiental, com alternativas que garantem a sustentabilidade e qualidade de vida da população
Foi assinado na manhã desta quinta-feira (21), o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, que tem como objetivo reduzir a incidência de focos de incêndios descontrolado em Gurupi. A assinatura ocorreu durante a programação da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg On, que iniciou nesta quarta-feira, (20).
O documento visa incentivar a substituição do uso do fogo, como instrumento de manejo do uso do solo, quando isso for possível e priorizar ações visando à conservação ambiental, e buscar alternativas para as atividades econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem a diversificação e rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município e região, bem como o fortalecimento e a agregação da sociedade.
O diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha, explica que somente com educação e envolvimento de entidades educacionais, orientação aos produtores rurais, é que o meio ambiente será preservado. Ele lembra que existe uma cultura de atear fogo em lixo, em quintal, e isso precisa mudar. “É só com a educação que podemos evoluir esse trato que traz tantos efeitos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde”, alertou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, também destacou a importância dos segmentos governamentais e academias se unirem em prol da preservação do meio ambiente. “Estamos muito satisfeitos com a junção de forças para a implementação do Protocolo e com o envolvimento de todos, vamos diminuir os índices dos focos de fogo na região”, completou.