A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes finalizou, nessa quarta-feira, 12, mais um curso ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec). Mais de 20 cursistas de Dianópolis, no sudeste do Tocantins, receberam a certificação de conclusão do curso de Agricultor Orgânico.
Os agricultores familiares da região participaram de 160 horas de aulas, ministradas na sede da Escola Municipal Varjão. Eles foram capacitados para conhecer, analisar e executar sistemas de produção orgânica, visando incremento na renda e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Conforme a supervisora Regional do Pronatec, Leila Maria Pinheiro, o curso ofereceu subsídios para a transição de modelos de agricultura convencional para modos de produção agroecológicos. “Entre outras dimensões, o curso buscou restabelecer as relações harmônicas entre o homem e o meio ambiente, minimizando o impacto das atividades agrícolas, melhorando o desempenho da unidade produtiva e transformando-a em fonte geradora de alimentos, emprego e renda”, enfatizou.
Para o agricultor, Aurélio Castro Pereira, o aprendizado adquirido durante o curso será empregado na transformação das técnicas e práticas que ele e a família utilizam. “Conhecemos novas formas de adubos e como combater as pragas com produtos mais naturais. O curso ensina a dar valor ao que a terra oferece. Aprendemos que podemos melhorar nossa renda sem precisar agredir o meio ambiente”, relatou.
Pronatec
Em todo o Estado estão sendo beneficiados pelo Pronatec cerca de 1.400 jovens e adultos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos ofertados em parceria com a Seduc visam contribuir para a capacitação, o aperfeiçoamento profissional e o ingresso no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. Os cursos são disponibilizados conforme a demanda econômica local, tanto para os alunos da cidade quanto para os do campo.