Com o intuito de popularizar a ciência, tornar conhecida as ações científicas apoiadas pelo Governo Estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), o órgão tem apoiado e participado e eventos no segmento da inovação.
A exemplo da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg – On, considerado o maior evento de Ciência e Tecnologia do Tocantins do Tocantins, que pela primeira vez realiza um evento científico 100% digital com uma plataforma interativa, personalizada e inovadora pelo site https://sictegon.unirg.edu.br/VRsictegon/. O evento iniciou na última quinta-feira, 28 e encerra nesta sexta-feira, 30 e os conteúdos estarão disponíveis por 90 dias.
A plataforma tecnológica possibilitou vários espaços como Hub de inovação, Governo e Academia. Para cada instituição parceira, foi disponibilizado um espaço para apresentação de ações institucionais. No stand virtual da Fapt, o internauta poderá conhecer vários projetos estratégicos apoiados pelo órgão, que estão em formato de arquivos na mesa de recepção dos convidados. Tudo de uma forma dinâmica dentro da temática Inteligência Artificial do Sicteg On 2020.
O material publicitário, retrata os projetos científicos da Fapt com uma linguagem acessível, um visual inovador e criativo, com ilustrações de fotos reais que representam o verdadeiro potencial de ciência e tecnologia do Tocantins. O material foi elaborado por profissionais de comunicação social, como da jornalista Geórgya Laranjeira Corrêa da Fapt, do publicitário, Renato Nogueira da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). Todas as informações das ações, foram baseadas nos projetos técnicos dos próprios pesquisadores que compõem os projetos: Estruturante, do Programa Pesquisa para o Sus( PPSUS), dos projetos da apicultura e meliponicultura e Projeto do Parque Tecnológico. Os arquivos também estão disponíveis no site https://fapt.to.gov.br/divulgacao-cientifica/
“O material reflete as ações em andamento dos projetos que tem suma importância para o desenvolvimento do Tocantins, pois sem o investimento da ciência é impossível alavancar a economia e resolver problemas existentes em nosso Estado. Os projetos têm sido executados por professores mestres e doutores da região graças ao apoio dos governos estadual e federal que tem dado a infraestrutura necessária para a execução dos mesmos”, afirmou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.
Projeto Estruturante
O Programa de Pesquisa Científica de base rural é oriundo do convênio estruturante/ Fapt/Finep o qual tem viabilizado a estruturação de laboratórios das diversas instituições de ensino superior do Tocantins. São nove subprojetos em execução e conta com mais de 300 pesquisadores envolvidos em diversas áreas como: agro energia, fitoterápicos, agropecuária, piscicultura, uso efluentes, plantas medicinais, plantas do cerrado e resíduos orgânicos tanto por pesquisadores quanto pela comunidade acadêmica.
Projeto na área de Saúde
O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde promovida pelo Ministério da Saúde (MS) e executado nos Estados por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa. Promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada estado a fim de contribuir para a redução das desigualdades regionais. No Tocantins estão em andamento 13 projetos científicas apoiados pelo programa.
Projetos Apicultura e Meliponicultura
O suporte científico, tecnológico e de gestão aos produtores da agricultura familiar tem fortalecido esse arranjo produtivo. Com isso, os conhecimentos inovadores dos pesquisadores têm levado soluções, resultados econômicos e sociais e ainda viabilizado troca de experiências com os envolvidos.
Parque Tecnológico do Tocantins
É uma estratégia de Governo para promover o desenvolvimento do Estado, através de parcerias público privada que favorece o empreendedorismo, geração de emprego e renda e inovações tecnológicas.
Sicteg On
A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg é uma realização da Prefeitura municipal de Gurupi e do Sebrae Tocantins. Conta com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), de instituições de ensino superior do Estado, de empresas privadas e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTIC). O evento é 100% digital, gratuito e trabalhou a temática: “Inteligência Artificial: a nova Fronteira da Ciência Brasileira.
O que: Material informativo sobre projetos científicos apoiados pela Fapt
Acesse: https://sictegon.unirg.edu.br/VRsictegon/.
https://fapt.to.gov.br/divulgacao-cientifica/
Porque: Popularizar a ciência através da apresentação dos projetos existentes no To