Na tarde desta sexta-feira (26), aconteceu no auditório do CEM Ary Ribeiro Valadão (Aryzinho) mais uma etapa do projeto “TO Ligado”, iniciativa pelo Governo do Tocantins e que tem por objetivo fortalecer o uso das tecnologias nas escolas públicas do Tocantins.
O encontro foi para a coleta de assinaturas dos diretores das Escolas Municipais e Estaduais ao Termo de Adesão e Compromisso do programa “TO Ligado” em que a representante da Seduc Ivete descreveu o Projeto como ousado e que o mesmo apresenta um diferencial que é o foco nas quatro dimensões: Visão, Formação, Recursos Educacionais e Infra Estrutura.
Já a Técnica de tecnologias do Município Sirlene, descreveu as fases em que já ocorreram o projeto, apresentando slides realizando a abordagem pedagógica do mesmo e falou da expectativa dos profissionais do município em participar dessa parceria.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com os municípios, e o investimento é do fundo não reembolsável para Educação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o programa BNDES Educação Conectada.
Dentre os presentes ao evento, foi registrada a presença da Diretora Regional da DRE de Gurupi, Cláudia Moreira Assunção, do Secretário Municipal de Educação de
Gurupi, Eurípedes Fernandes Cunha, da representante da Seduc Ivete, das técnicas da secretaria Municipal de Educação de Gurupi, Zeza Glória e Sirlene, da técnica do NTE da DRE Jennifer, bem como de vários professores, diretores da Rede Estadual e Municipal de educação e alguns alunos.
De acordo a Diretora Regional da DRE Gurupi, Claudia Moreira de Assunção, essa iniciativa vem fortalecer as parcerias entre estado e município buscando avanços significativos para uma educação com muito mais qualidade. “O Programa Tô Ligado, Educação Conectada, com certeza estará fortalecendo o regime de cooperação entre Estado e município que é fundamental para alcançarmos melhorias no ensino ofertado, bem como para o desenvolvimento da educação como um todo, buscando avanços cada vez mais significativos para a educação e que muitos esforços estão sendo somados para este projeto, vindo de encontro a uma necessidade urgente dos Educadores em estar unindo a tecnologia ao ensino prático na sala de aula, uma vez que os nossos alunos estão a nossa frente no que se refere a tecnologia”, destacou, contemplando que esse Programa trará grandes resultados.
O Secretário Municipal de Educação de Gurupi, Eurípedes Fernandes, no seu pronunciamento, explicou que esse projeto visa apoiar a universalização do acesso à internet de qualidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão no dia a dia das escolas. Destacou ainda que este projeto chegou para suprir uma necessidade existente hoje na Educação brasileira, para que haja uma melhor aproximação entre docente e discente e que os alunos possam ter um maior interesse em permanecer nas escolas e que a tecnologia seja esse elo de aproximação.
Sobre o Projeto
O Projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta com intencionalidade pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O Tocantins foi o único estado da região Norte contemplado pela Chamada Pública do BNDES e um dos sete estados de toda a chamada que conseguiu cumprir os protocolos para receber os investimentos. Na ocasião, foram recebidos projetos de todo o país.
Sendo servido aos participantes no final do encontro um delicioso coffee black.