logo

Projeto sobre meio ambiente movimenta alunos da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães

A Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, localizada no Residencial Parque das Acácias, em Gurupi, teve uma programação movimentada para comemorar a Semana do Meio Ambiente, cuja culminância aconteceu durante todo o dia desta sexta-feira (10). Na oportunidade foi realizada palestra com a servidora Marilene Ramos, da Secretaria de Produção e Meio Ambiente.

Equipe.O evento contou a participação de todo o corpo docente e discente da escola que não mediram esforço para que fizessem um trabalho com qualidade e que pudessem estar internalizando nos alunos a importância da preservação do meio ambiente com ações no dia a dia. Ainda participaram do evento a Supervisora do meio ambiente da SEMEG – Betânia Rodrigues e Danielly Pimentel – Supervisora de Ensino de Letras da SEMEG.

José FilhoDe acordo com o diretor da escola, José Filho Sousa, a iniciativa teve como principal função contribuir para a formação integral e qualitativa dos alunos para que num futuro não muito distante eles possam se transformar em cidadãos conscientes da preservação ambiental. enfatizando ainda o comprometimento de cada profissional e aluno da escola para que esse projeto fosse apresentado e que conseguiu superar todas as expectativas, aonde os alunos ainda puderam aprender na prática e foram orientados quanto a pratica da preservação da natureza.

Para a Orientadora Educacional – Vizana Maria, trabalhar sobre a preservação da Natureza com os alunos, é de extrema importância, pois a escola é um espaço de formação e conscientização. Desta maneira ajuda cada um na associação entre o ensino e a realidade deles em sua casa e na sua comunidade.

Francisca“Na atualidade é fundamental que a educação aborde temática como meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável. O projeto “Preservar O meio Ambiente: Um Compromisso de Todos” vem por meio de ações práticas, significativas e também qualitativas contribuindo para o aprendizado dos alunos, conduzindo-os a desenvolver hábitos e atitudes de preservação do meio ambiente.  Assim, a culminância deu-se através desta feira onde são expostas as atividades desenvolvidas realizadas em sala para apreciação de todos. Além disso, mostrar o desempenho e interesse dos alunos no cumprimento das atividades propostas. Concluiu Francisca Lima – Coordenadora da pré-escola e primeiro ano.

SebastianaJá para Sebastiana Lima – Coordenadora da I Fase, “o Meio Ambiente, representa muito para todos nós educadores, é uma data que todos professores fazem exposições de algumas atividades desenvolvidas durante praticamente todo o primeiro semestre, onde estudantes e equipe pedagógica se envolvem buscando mobilizar o maior número de pessoa para dizer   não a degradação ambiental. Concluiu

Já o coordenador pedagógico da II Fase, Jonas Amaral, explicou que as ações do projeto foram por meio de práticas significativas e também qualitativas, que contribuíram para o aprendizado dos alunos de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia e Arte conduzindo-os a conscientização ecológica que possa começar dentro da sua própria casa, com algumas atitudes Jonas Amaralsustentáveis. Mudar alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos provocados ao meio
ambiente sejam minimizados. Embora esse tipo de mudança pareça difícil, por conta da elevada relação de consumo estabelecida nos centros urbanos, algumas atitudes simples podem contribuir bastante para um melhor uso dos recursos naturais oferecidos pelo planeta. Concluiu.

As Supervisoras que acompanharam as apresentações, Betânia Rodrigues e Danielly Pimentel da SEMEG. Classificaram os trabalhos como muito positivo, proporcionado aos alunos que expuseram cartazes, maquetes confeccionados por eles próprios com uma Vizanatemática variada que abordou desde a questão dos animais em extinção e biodiversidade, além do aquecimento global, preservação da fauna, bem como, o uso racional da água e dos recursos naturais, a preservação da mata ciliar, reciclagem e reaproveitamento do lixo em artesanato, uma vez que a questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, uma vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis.

Muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, por estas razões, a Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, por questão de importância, vem trabalhando a temática do Meio Ambiente no currículo escolar de seus alunos.

_____

Imagem12

Imagem13

Imagem11

Parceiros:

DPolpas

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.