A escrita e a leitura muitas vezes são processos que curam. É isso que irá mostrar o encontro Escritas de si: relatos poéticos de sobrevivência, esperança e recomeços, do projeto Literatura na Biblioteca do Sesc Tocantins, em Palmas.
As escritoras convidadas Lísia Daniela e Celine Azevedo, mediadas pela escritora Luma Nunes, vão bater um papo sobre os livros Como assim AVC? e Flores Radioativas, nesta segunda-feira, 30, às 19h30, no CineSesc do Centro de Atividades do Sesc Palmas, na 502 Norte.
Lísia Daniella, advogada previdenciarista, natural de Brasília-DF e tocantinense de coração, vivenciava o auge da sua carreira profissional, quando, aos 30 anos de idade, sofreu dois AVCs (acidentes vasculares cerebrais). Todas as sensações, medos, angústias, expectativas e o que a fez sobreviver à sua tragédia particular sem sequelas aparentes foram relatadas em seu primeiro livro ‘Como assim AVC?’, com transparência e força de alguém que soube repensar sobre seu estilo de vida, rever suas prioridades, além de redimensionar seus amores, desejos e esperanças para, então, aprender a recomeçar a cada dia.
Celine Azevedo é natural de Colinas do Tocantins, residente em Palmas, e tocantinense de alma e coração. Apaixonada pela justiça, é bacharel em Direito, pós-graduanda em Ciências Criminais e Co-coordenadora de um projeto de extensão que humaniza o Direito e a assistência social. Em fevereiro de 2020 lançou o livro de poesias ‘Flores Radioativas’, no qual mescla o lirismo da fase do encantamento amoroso e a dureza das fases terminais de qualquer união. Em 2022 participou de uma antologia organizada pela Editora Vecchio denominada ‘Poesia de Botequim’, que reúne autores de diversos estados do país.
Luma Nunes tem 28 anos, é escritora palmense com duas publicações, leitora voraz, estudante de jornalismo, e possui o blog lumanunes.com, um blog sobre literatura e estilo de vida, há 7 anos.
Literatura na Biblioteca
O projeto Literatura na Biblioteca tem como objetivo provocar uma reflexão por meio da aproximação da literatura e de debates que incentivem a compreensão, possibilidades, semelhanças e diferenças a partir de obras desenvolvidas. Oportunizando ao leitor conhecer e ser sensibilizado para leitura e descoberta de novos títulos e autores, gêneros e textos com estilística diferenciada, que provoque reflexão de temas cotidianos, para além de relações amorosas e conflitos familiares. Em especial, buscando valorizar autores e livros do estado do Tocantins.