Projeto Força Mulher realiza mais de 450 soluções em empreendedorismo no Tocantins

logo

Conecte conosco

Projeto Força Mulher realiza mais de 450 soluções em empreendedorismo no Tocantins

Ação teve início em agosto deste ano e já projeta novas turmas para 2022

O projeto Força Mulher, implementado pelo Sebrae Tocantins, em 2021, já realizou mais de 140 turmas de capacitação, aplicando mais de 450 soluções de empreendedorismo e inclusão Produtiva. O projeto alcançou 100 dos 139 municípios tocantinenses, além de capacitação empreendedora, atua também na gestão de negócios, capacitação sócio-profissionalizante e articulação para acesso ao crédito e novos mercados, com estímulo à participação em feiras municipais e às compras públicas. O Sebrae já projeta a continuidade do programa para 2022, com a previsão de 180 soluções, o que garantirá que aproximadamente duas mil mulheres sejam atendidas em todo o Estado.

O Força Mulher consiste em estimular a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente as afetadas pela pandemia da Covid-19. “Em tempos de crise econômica, esse tema passa a ser prioritário e o Sebrae alia a sua expertise em empreendedorismo, à experiência dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), nos municípios, para ofertar um atendimento diferenciado de inclusão produtiva e de fortalecimento à economia local “, explicou a analista do Sebrae, Luciana Retes.

Marciana de Almeida, do município de Pium, pretende abrir um salão de depilação e destacou que a iniciativa do projeto foi o pontapé para tirar os planos do papel. “Quando comecei o curso não imaginava que ia me ajudar tanto e aprendi que não é tarde para eu começar. Agradeço à equipe do Sebrae e do Senac pela capacitação, que me proporcionaram aos 41 anos dizer que tenho uma profissão e isso vai mudar a minha vida”, comemorou.

Ao final do ciclo de capacitação realizada pelo projeto, as participantes receberão um kit para empreender, com equipamentos e insumos básicos necessários para a abertura de seu primeiro negócio.  Isso só foi possível graças aos recursos destinados ao Estado pela senadora Kátia Abreu, no valor de R$ 1,5 milhão. “O Sebrae conseguiu, pela primeira vez, alocar recursos de emenda parlamentar para fomentar projetos de desenvolvimento de pequenos negócios no Tocantins e isso é um avanço para ações como essa”, ressaltou o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes.

Projeto Força Mulher

É uma ação inovadora ofertada pelo Sebrae Tocantins, visando preparar as mulheres tocantinenses para empreender,  utilizando os seus talentos para gerar renda e melhor qualidade de vida. Os municípios interessados em participar do Força Mulher, a partir de 2022, devem aderir ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Tocantins, que aborda vários eixos de desenvolvimento e transformação do município.  Neste mês de novembro continuam as Oficinas sócio profissionalizantes e o Ciclo de Gestão Empreendedora e em dezembro, haverá a Formatura do Projeto Força Mulher, com a certificação das mulheres e entrega dos kits, fechando com chave de ouro esta iniciativa transformadora.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA