Na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu a culminância do projeto“Dengue, Zika Vírus e Chikungunya: vamos acabar com isso, diga sim à saúde”, colocado em prática pela Escola Municipal Pedro Guerra, de Lagoa da Confusão.
O projeto que foi desenvolvido pela coordenação pedagógica da escola, teve ainda o suporte dos professores, dinamizadores e da equipe administrativa dessa unidade de ensino, e contou com a colaboração da equipe de Endemias da Secretaria de Saúde do município.
Os alunos saíram em passeata e percorreram a avenida Vitorino Panta, no centro da cidade, levando faixas e cartazes, gritando palavra de ordem e alertando a população para os perigos que o mosquito pode causar à saúde população. Depois, se dirigiram à região da orla e, em cima da rampa, deram um abraço simbólico na lagoa, para externar o amor e a preocupação com os bens naturais do município e também, para comemorar o Dia Mundial da Água, ocorrido no dia anterior.
Objetivo
A diretora da escola, Maysa Aires Negry, explicou que o objetivo dessa iniciativa foi o de trabalhar junto à comunidade escolar, esclarecendo sobre o vetor e as doenças que vem causando muitas mortes, bem como, contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito transmissor da dengue e também prevenir sua proliferação e, como consequência, as doenças.
Palestra
O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde do município, Marcelo Augusto Rodrigues da Silva, encampou a ideia da escola e ministrou palestra sobre o assunto na segunda-feira (21), no Centro Cultural Lêda Bernadon. Na oportunidade, ele explicou que o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças é uma luta de todos, sendo assim é importante orientar os alunos as maneiras de evitar a proliferação do mosquito e os meios de combate, para que consequentemente coloquem em prática e repassem aos pais. “Foi uma atividade muito animada, os alunos foram bem participativos e interessados pelo assunto”, afirmou.
___
Parceiros: