O Projeto Dojô Amigo de Jiu Jitsu criado na 4ª CIPM, em 07 de agosto de 2017 pelo então Sensei (faixa preta de jiu jitsu Gracie Barra) e Capitão QOPM Renê Silvestre Serra Vasconcelos Campos, atualmente lotado no 4º BPM em Gurupi – TO e pelo Sargento QPPM Rogério de Oliveira Carvalho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa da Confusão (TO).
Com a finalidade precípua de se fazer o combate e prevenção às drogas, onde atende mais de 100 (cem) crianças, utilizando dos princípios de Polícia Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, além de alcançar esse objetivo, ou seja, erradicar as drogas na Escola Estadual de Lagoa da Confusão, culminou com um dos discentes, Gabriela Magalhaes (Gaby), vice campeã (2° lugar) do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que é uma espécie de campeonato mundial da modalidade esportiva.
O referido torneio teve inicio no dia 20 de janeiro de 2020 e encerrou neste domingo (26). O campeonato contou com a participação de atletas de vários países, como: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Japão, China dentre outros.
Muito emocionado o pai da atleta, Sr. Diego, que atualmente reside em Portugal, mandou áudios em agradecimento ao projeto da Polícia Militar, na pessoa do Capitão Campos, enfatizando que a todo momento durante os jogos em que sua filha competia, lembrava dos ensinamentos dados pelos militares responsáveis pelo Projeto Dojô.
Para o Comandante e o Subcomandante da Unidade, Major QOPM Sandro de Lima Silva e o Capitão QOPM Dianyr Jales da Silva, a continuidade do trabalho é essencial tanto para manter os alunos longe das drogas, quanto para ver outros brilharem em tatames no Brasil e no Exterior a exemplo da Gaby, mas para isso, é salutar a parcerias dos diversos segmentos públicos e privados.