logo

Conecte conosco

Projeto de videomonitoramento para Gurupi será apresentado na OAB na segunda-feira

Desde 2013, a questão da falta de segurança em Gurupi tem sido uma preocupação da diretoria da Subseção de Gurupi, que já realizou diversas audiências públicas para discutir a problemática com apresentação de sugestões que foram encaminhadas ao governo estadual, mas que não foram atendidas. Nesse ano, ficou definido que para inibir a onda de criminalidade, uma das ações deveria ser a implantação de câmeras em pontos estratégicos, responsabilidade que poderia ser assumida pelo governo municipal.

O prefeito Laurez Moreira sinalizou positivamente e um grupo iniciou os estudos de viabilidade para a implementação do projeto. O advogado e procurador do município, Thiago Benfica, realizou uma minuciosa pesquisa de projetos que funcionam em cidades do porte de Gurupi, que podem ser implementados.  O Comandante do 4ª Batalhão da Polícia Militar, Flávio Santos Brito, elaborou projeto em que estabelece a distribuição dos equipamentos obedecendo o estudo estratégico, e levando em consideração áreas comerciais, de maior fluxo de veículos, concentração de pessoas e possíveis rotas de fugas de bandidos. Conforme projeto, serão 16 câmeras de alta resolução instaladas em diversos pontos de Gurupi o

O Comandante ressalta que a implantação desse projeto contribuirá com as atividades da polícia, pois onde houver uma câmera, em tese, substitui o trabalho de no mínimo quatro agentes. “Podemos ressaltar ainda, o banco de dados que ficará registrado as imagens por um determinado período a disposição dos órgãos de segurança pública, que pode ser útil para a coleta de provas e resolução de ocorrências”, explana.

O presidente da Subseção, Albery Cesar Oliveira, enfatiza ser essencial essa implantação para promover a segurança aos moradores, inibir a onda de criminalidade e ajudar a solucionar crimes. Ele assegura que a OAB vai cobrar diariamente do prefeito Laurez Moreira para que esse projeto torne-se uma realidade e possa ser estabelecida a tranquilidade na cidade.

 O Projeto já foi encaminhado à secretaria de Infraestrutura e, segundo o secretário Gerson Oliveira, já está sendo preparado o termo de referência, que é o documento com os dados técnicos dos equipamentos, para em seguida iniciar o processo licitatório.

O presidente Albery convida autoridades ligadas à segurança e demais pessoas interessadas no tema que participem da reunião na próxima segunda-feira, 10, na sede da Subseção (Avenida Amazonas entre as ruas 7 e 8), quando será apresentado o projeto.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA