Na manhã destas quinta-feira (28), aconteceu no auditório do Campus I da Universidade de Gurupi, o lançamento do projeto “TO Ligado”, iniciativa pelo Governo do Tocantins e que tem por objetivo fortalecer o uso das tecnologias nas escolas públicas do Tocantins.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com os municípios, e o investimento é do fundo não reembolsável para Educação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o programa BNDES Educação Conectada.
Dentre as várias autoridades presentes ao evento, o vice-governador do Tocantins, Vanderlei Barbosa destacou a importância dessa iniciativa para os jovens tocantinenses.
Lutando contra a crise
Barbosa também aproveitou a oportunidade para se posicionar quanto à realidade em que vive o Tocantins. Ao sair em defesa do governador Mauro Carlesse, disse que não é fácil se trabalhar com uma economia às vezes dilacerada, com a folha de pagamento acima do limite prudencial, dentre outras dificuldades. Segundo ele, o governo às vezes tem que fazer ações que não são populares para que possa, no futuro, melhorar a situação em que o Estado se encontra.
“Precisamos fazer o enquadramento. Precisamos fazer a recuperação da economia do Estado, É preciso entender o momento em que o Estado vive e que não é apenas o Estado do Tocantins que vive essa situação”, afirmou o vice-governador.
Avanços
Segundo a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, a iniciativa reforça as parcerias entre os entes federados, buscando avanços significativos para a Educação. “O fortalecimento do regime de cooperação entre Estado e municípios é fundamental para alcançarmos melhorias no ensino ofertado, bem como para o desenvolvimento do Tocantins como um todo”, destacou, contemplando que esse Programa trará grandes resultados.
Adriana Aguiar destacou, também que a iniciativa reforça as parcerias, buscando avanços significativos para a Educação. Segundo a secretária, muitos esforços estão sendo somados para que este projeto seja modelo para outras unidades da federação.
Espírito empreendedor
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, no seu pronunciamento, também destacou a importância desse programa e garantiu que Gurupi é um município visionário em relação a tecnologia. Por isso, a administração municipal tem investido muito na área, o que propicia Gurupi ganhar prêmios a nível Estado e de Brasil.
Representando o Poder Legislativo municipal, o vereador Ivanilson Marinho destacou sobre a importância dos avanços tecnológicos na qualificação de professores, alunos. Ressaltou está otimista quanto a essa iniciativa, acreditando que dará bons frutos, não só em Gurupi, mas em todo o Estado.
Já a Diretora Regional de Educação de Gurupi, Claudia Moreira, disse que o momento é um marco especial para a educação tocantinense e que o projeto chega em boa hora para criar novas oportunidades dos estudantes tocantinenses se empreenderem pelos caminhos das tecnologias nas escolas.
“Este momento é um marco memorável para nossas escolas pois o Projeto TO ligado em parceria ao BNDES Educação Conectada atenderá a uma agenda do século XXI e colocará os nossos alunos em uma posição de protagonistas desse século. Quero agradecer ao Excelentíssimo Governador Mauro Carlesse na pessoa do vice governador senhor Wanderlei Cardoso e a nossa Secretária de Educação Adriana Aguiar por oportunizarem aos alunos de Gurupi um espaço de atividade criativa que irá provocar em nossos jovens, através de ferramentas tecnológicas o conhecimento, a inovação e a proatividade para quem busca ter sucesso na vida.” destacou
O secretário municipal de Educação de Gurupi, Eurípedes Fernandes, explica que esse projeto visa apoiar a universalização do acesso à internet de qualidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão no dia a dia das escolas.
O representante do BNDES, Conrado Leiras, destacou que a instituição tem como propósito promover o desenvolvimento sustentável e não tem como falar em desenvolvimento sem ter uma educação de qualidade. O edital foi lançado em abril de 2018 e Tocantins foi contemplado para ele, os resultados serão importantes e construídos em cima dos desafios que o Tocantins possui.
Sobre o Projeto
O Projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta com intencionalidade pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O Tocantins foi o único estado da região Norte contemplado pela Chamada Pública do BNDES e um dos sete estados de toda a chamada que conseguiu cumprir os protocolos para receber os investimentos. Na ocasião, foram recebidos projetos de todo o país.