Nos dias 3 e 4 de setembro, a professora do curso de Odontologia da UnirG, Drª Rise Consolação Iuata Costa Rank, irá apresentar o trabalho “Saúde bucal infantil relacionada à frequência em cuidados dentários preventivos públicos”, na 20ª Conferência Internacional de Cuidados Primários em Pediatria, em Zurique, na Suíça.
O trabalho avaliou alterações da saúde bucal infantil, relacionadas à frequência de crianças no Programa Boquinha do Bebê, em Gurupi (TO). O estudo avaliou 252 crianças de 36 a 60 meses de idade.
O programa de promoção em saúde bucal e atendimento odontológico precoce “Boquinha do bebê”, do Centro Universitário UnirG, trabalha a partir da gestação (intra-uterina) com a inscrição e acompanhamento do recém-nato até os 5 anos de idade da criança. Visa prevenir e controlar a doença cárie, doença periodontal e má oclusão na população infantil e investigar novas técnicas para melhoria das práticas curativas e educativas, junto a profissionais da saúde no âmbito da atenção primária de 12 Unidades Básicas de Saúde de Gurupi.
Conforme a professora, as avaliações foram feitas em crianças que formaram três grupos: o primeiro, composto pelas participantes efetivas do programa desde o nascimento; o segundo, das crianças que deixaram de participar por mais de 24 meses e o terceiro, das que nunca participaram de programa de prevenção.
“A avaliação ocorreu em duas etapas, com entrevista às mães e exame clínico nas crianças com cárie, gengivite e oclusopatias (relações estáticas e dinâmicas entre as superfícies oclusais dos dentes)”, afirmou a Rank.
A pesquisadora relatou que “não participar de um programa de promoção em saúde bucal, estatisticamente promoveu mais doenças bucais. O principal motivo citado por 54% das mães que abandonaram o programa foi o esquecimento do dia agendado”.
A professora frisou ainda que “o grupo de crianças que efetivamente frequentou o programa apresentou menor número de indivíduos com os problemas e ouve ainda a menor presença de hábitos deletérios em relação aos grupos que abandonaram e que nunca frequentaram o programa”.
Rise Rank é atualmente professora titular em Odontopediatria na UnirG, possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba. Tem especialização e Mestrado em Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Especialização em Ortondontia pela Uningá (TO). Doutorado em Odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP) e especialização em Docência na Saúde (UFRGS).
A Conferência
A 20ª Conferência Internacional de Cuidados Primários em Pediatria é uma plataforma global para discutir e aprender sobre cuidados primários pediátricos, cuidados primários para infecções pediátricas, medicina de emergência pediátrica, enfermagem pediátrica de cuidados primários, cuidados críticos pediátricos, cuidados pediátricos e cuidados paliativos, cuidados neurocríticos pediátricos, e prática pediátrica de atenção básica.
Mais informações sobre o evento no site http://primarycare.pediatricsconferences.com/