Divididos em grupos, os estudantes do Centro de Ensino Médio Tiradentes produziram 129 vídeos
Em sua quarta edição, o Projeto Cinema Literário, desenvolvido no Centro de Ensino Médio Tiradentes vem despertando o interesse dos estudantes pela leitura e pela produção audiovisual. Na culminância do projeto, nesta sexta-feira, 16, no auditório da Assembleia Legislativa estão sendo apresentados os vídeos finalistas de cada turma.
Com a participação de aproximadamente 1010 estudantes, da 1ª a 3ª série, foram produzidos 129 vídeos, dos quais, foram selecionados 26 para a fase final, sendo que 13 desses foram exibidos no período da manhã e outros 13 serão exibidos no período da tarde, a partir das 14h.
À frente do projeto desde 2018, a coordenadora da área de linguagens da unidade escolar, Soraia Maria Tomaz, destaca os resultados alcançados com o projeto. “Um dos objetivos principais é que eles tomem maior gosto pela leitura e temos observado que esse resultado tem sido alcançado. E, neste ano, eles já começaram a criar vídeos com histórias autorais”, destacou.
Mesmo os vídeos produzidos pelos alunos, a partir da adaptação de clássicos da literatura como do conto A Cartomante, de Machado de Assis; e do livro O Primo Basílio, de Eça de Queiroz, ganharam uma pitada de atualidade. “Neste ano, orientamos os alunos para que eles trouxessem a atualidade para os vídeos. E um dos avanços que observamos foi no envolvimento dos alunos”, apontou Soraia Maria.
A diretora do CEM Tiradentes, Maria Nazaré Macena Rodrigues, destacou as habilidades trabalhadas com os alunos. “Com a realização do projeto, trabalhamos as seguintes habilidades: leitura, escrita e interpretação de texto, pois, após a leitura, os alunos precisam reescrever os textos para poderem gravar os vídeos. E na gravação também é trabalhada a oralidade”, pontuou.
Participantes
O aluno da 2ª série Allaf Henrique Agra Clementino participou da adaptação de O Primo Basílio, para ele a produção do vídeo, apesar dos desafios da produção, o resultado foi muito positivo. “Foi uma experiência muito interessante, estamos na expectativa que o nosso vídeo seja escolhido pelos jurados”, disse.
Já João Pedro Azevedo, também da 2ª série, participou da adaptação de A Cartomante e destacou o trabalho de releitura do conto. “A gente lê o conto e precisa pensar na melhor forma de transmitir a ideia do escritor, de uma forma mais visual. Gostei bastante do resultado”.
Abrindo espaço para a imaginação e para a interação, Maria Eduarda, da 1ª série, destacou a importância do trabalho para o processo de aprendizagem. “Uma experiência diferente de aprendizagem, tem todo um envolvimento nosso com o projeto, o que acaba gerando novas amizades e uma aproximação maior entre os alunos que estão nos grupos”, ressaltou.
As alunas Rafaela Campos e Rhebeca Andrade apostaram em uma história autoral e apresentaram a Morte Anunciada. Rafaela contou como foi a experiência. “Eu sou muita tímida e essa é uma experiência nova, que me despertou para a área de linguagem e interpretação de texto. Quando nos colocamos no lugar do personagem, fica mais fácil a compreensão”.
Já Rebheca, que esteve à frente da criação do texto, destacou como isso aconteceu. “Fui lendo algumas histórias, vendo outros filmes e junto com outro integrante do grupo, fomos criando a história de um rapaz que era mulherengo e que queria ficar com a filha do coronel, que bola um plano para dar uma lição nele”, contou.