Projeto busca assegurar mais transparência nas sessões de licitação pública em Gurupi

logo

Conecte conosco

Projeto busca assegurar mais transparência nas sessões de licitação pública em Gurupi

Na sessão desta quarta-feira (18), da Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Jair Souza (PMDB), apresentou projeto de lei que dispõe sobre a gravação em áudio e vídeo, das sessões de licitações públicas realizadas pelos poderes Legislativo e Executivo do município.

De acordo com o projeto apresentado, os poderes Legislativo e Executivo de Gurupi, além de promover a transmissão on-line, via internet, de todas as licitações realizadas no âmbito de cada Poder, deverão ainda promover a gravação em áudio e vídeo de todas as sessões de licitação e disponibilizar os arquivos gravados, na internet.

Além disso, não apenas os editais, mas as filmagens deverão conter todos os documentos relativos aos processos de licitação, e as gravações das sessões deverão ser disponibilizadas, na integra, no site oficial de cada um dos poderes, no prazo máximo de 48  horas após o encerramento de cada sessão de licitação.

O projeto também prevê que os chefes dos poderes Legislativo e Executivo, terão o prazo de até 120 dias, contados da publicação da Lei, para implementar todos os termos desta norma jurídica.

DISPONIBILIDADE

Ao justificar essa iniciativa, o vereador Jair Souza explica que o Projeto de Lei tem por objetivo colocar à disposição de quem quer se seja, as gravações dos Processos de Licitação, dando muito mais publicidade aos atos praticados pela administração pública nas várias fases do procedimento, assegurando aos interessados a possibilidade de acompanhar e fiscalizar sua legalidade.

Jair Souza ainda citou a Constituição Federal, que em seu artigo 37, elenca exemplificativamente os cinco princípios basilares da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

“Observar-se ainda o previsto na Lei Federal n.º 12.527/2011, Lei da Transparência, a importância da divulgação dos atos públicos, à vista disso, como caráter preventivo, para detectar fraude nos processos licitatórios, bem como, alterações em documentos depois de assinados, entre outras irregularidades”, argumenta o parlamentar peemedista.

RELEVÂNCIA

Jair Souza enfatiza, ainda, que a publicidade dos atos da administração, na área de licitação pública, é também de relevante interesse para os concorrentes, pois estes terão certeza do que está ocorrendo nas diversas etapas do processo, bem como os possibilita elaborar planejamentos e recursos administrativos em caso de descontentamento com alguma decisão que venha a ser tomada pela comissão de licitação, ou mesmo se houver alguma irregularidade ou ilegalidade no processo, e restará garantida, para a seleção da proposta adequada.

“A consciência coletiva da necessidade de transparência da Administração Pública transforma o princípio da publicidade, em um dos principais institutos do direito administrativo para a interação do cidadão com a Administração Pública. Isso se dá pelo fato de que vivemos um momento em nossa sociedade em que o combate a corrupção se faz necessário”, finalizou Jair Souza.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA