O projeto Acolhendo as Cores, realizado pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi um dos 18 projetos do Tocantins premiados na 5ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS.
A iniciativa também foi selecionada para ser apresentada e concorrer à premiação no Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que será realizado em junho, em Minas Gerais.
Ao todo, 62 projetos de 30 municípios participaram da etapa estadual. Destes, 18 foram selecionados para representar o Tocantins no evento nacional. A mostra, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), foi realizada em Palmas nos dias 22 e 23 de abril, com o resultado divulgado nesta quinta-feira (24).
O secretário executivo de Saúde, Ricardo da Silva Jesus, foi o responsável por apresentar o projeto na mostra. Para ele, o Acolhendo as Cores foi pensado com muito carinho pela gestão e é executado por profissionais capacitados, o que torna a premiação um reconhecimento justo.
“Foi com grande alegria que recebemos essa premiação na Mostra Tocantinense, o que nos habilita a levar nosso projeto para ser conhecido em âmbito nacionalAgradeço à secretária Luana pela confiança, à nossa prefeita, Josi Nunes, à Maria Auxiliadora (diretora da Atenção Básica), que também abraçou o projeto, e a toda a nossa equipe de saúde, em especial aos profissionais da USF Nova Fronteira que executam o Acolhendo as Cores. Este prêmio é a coroação do trabalho deles”, declarou o secretário executivo.
Sobre o projeto Acolhendo as Cores
O Acolhendo as Cores foi implementado na rede de Atenção Básica de Gurupi em maio de 2024. O projeto atende crianças de até 14 anos com foco no diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD). As crianças diagnosticadas recebem acompanhamento multiprofissional com médica do desenvolvimento infantil, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeutas e psicólogas.
Desde o lançamento do projeto já foram realizados mais de mil atendimentos. O Acolhendo as Cores acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) Ney Luz e Silva, no setor Nova Fronteira.