Iniciativa voltada para crianças com TEA, TDAH e TOD é apresentada como exemplo de prática inovadora e replicável no SUS.
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está representando o município no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior evento de saúde pública do mundo, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), reunindo cerca de 2 mil gestores e secretários municipais de saúde de todo o Brasil.
A comitiva de Gurupi conta com a participação do secretário executivo de Saúde, Ricardo Silva, e da diretora de Atenção Primária, Maria Auxiliadora da Paixão, que estão apresentando o Projeto Acolhendo as Cores durante a programação.
Reconhecimento na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS
Um dos momentos de maior visibilidade para Gurupi foi a apresentação do projeto na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, espaço que valoriza experiências locais de sucesso no Sistema Único de Saúde. O projeto foi reconhecido como uma prática inovadora e de fácil replicação, chamando atenção de gestores de diversos estados.
“Levar este projeto a um evento nacional foi uma grande satisfação. Muitos secretários nos procuraram para saber como podem implantar a iniciativa em seus municípios”, destacou Ricardo Silva.
Fortalecendo o SUS com troca de experiências
Para Maria Auxiliadora da Paixão, participar do congresso é uma oportunidade única de aprendizado e fortalecimento da gestão em saúde pública.
“O congresso nos permite compartilhar experiências, discutir políticas públicas e buscar o aprimoramento constante do SUS. Está sendo uma vivência muito enriquecedora, principalmente pela troca de conhecimentos entre os profissionais e gestores. Além disso, estamos com a expectativa de sermos premiados e levar esse reconhecimento para toda a equipe de Gurupi, que conta com o apoio da secretária Luana Nunes e da prefeita Josi Nunes”, comentou a diretora.
Acolhimento especializado para crianças
Implantado em maio de 2024, o Projeto Acolhendo as Cores oferece um acompanhamento especializado a crianças de até 14 anos com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médica do desenvolvimento infantil, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeutas e psicólogas, na Unidade de Saúde da Família Ney Luz e Silva, no setor Nova Fronteira. Desde a implantação, o projeto já realizou mais de mil atendimentos.
Reconhecimento estadual e agora nacional
Antes de ganhar destaque no Conasems, o projeto já havia sido premiado na 5ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS, realizada em abril de 2025. Na ocasião, foi um dos 18 projetos premiados no Tocantins, sendo selecionado para disputar a etapa nacional.
O reconhecimento no Conasems reforça a importância de políticas públicas de saúde inclusivas e mostra que Gurupi está na vanguarda de iniciativas voltadas ao cuidado infantil especializado.