Projeto "Acolhendo as Cores", de Gurupi, ganha destaque nacional em congresso de saúde pública

logo

Conecte conosco

Projeto “Acolhendo as Cores”, de Gurupi, ganha destaque nacional em congresso de saúde pública

Iniciativa voltada para crianças com TEA, TDAH e TOD é apresentada como exemplo de prática inovadora e replicável no SUS.

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está representando o município no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior evento de saúde pública do mundo, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), reunindo cerca de 2 mil gestores e secretários municipais de saúde de todo o Brasil.

A comitiva de Gurupi conta com a participação do secretário executivo de Saúde, Ricardo Silva, e da diretora de Atenção Primária, Maria Auxiliadora da Paixão, que estão apresentando o Projeto Acolhendo as Cores durante a programação.

Reconhecimento na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

Um dos momentos de maior visibilidade para Gurupi foi a apresentação do projeto na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, espaço que valoriza experiências locais de sucesso no Sistema Único de Saúde. O projeto foi reconhecido como uma prática inovadora e de fácil replicação, chamando atenção de gestores de diversos estados.

“Levar este projeto a um evento nacional foi uma grande satisfação. Muitos secretários nos procuraram para saber como podem implantar a iniciativa em seus municípios”, destacou Ricardo Silva.

Fortalecendo o SUS com troca de experiências

Para Maria Auxiliadora da Paixão, participar do congresso é uma oportunidade única de aprendizado e fortalecimento da gestão em saúde pública.

“O congresso nos permite compartilhar experiências, discutir políticas públicas e buscar o aprimoramento constante do SUS. Está sendo uma vivência muito enriquecedora, principalmente pela troca de conhecimentos entre os profissionais e gestores. Além disso, estamos com a expectativa de sermos premiados e levar esse reconhecimento para toda a equipe de Gurupi, que conta com o apoio da secretária Luana Nunes e da prefeita Josi Nunes”, comentou a diretora.

Acolhimento especializado para crianças

Implantado em maio de 2024, o Projeto Acolhendo as Cores oferece um acompanhamento especializado a crianças de até 14 anos com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médica do desenvolvimento infantil, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeutas e psicólogas, na Unidade de Saúde da Família Ney Luz e Silva, no setor Nova Fronteira. Desde a implantação, o projeto já realizou mais de mil atendimentos.

Reconhecimento estadual e agora nacional

Antes de ganhar destaque no Conasems, o projeto já havia sido premiado na 5ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS, realizada em abril de 2025. Na ocasião, foi um dos 18 projetos premiados no Tocantins, sendo selecionado para disputar a etapa nacional.

O reconhecimento no Conasems reforça a importância de políticas públicas de saúde inclusivas e mostra que Gurupi está na vanguarda de iniciativas voltadas ao cuidado infantil especializado.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.