A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) encerrou, esta semana, a formação dos servidores inseridos no Programa Tutoria Pedagógica, com o último módulo do curso ofertado pela Fundação Itaú Social e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) no Tocantins. No último momento do Programa, nesta sexta-feira, 15, os profissionais de educação apresentaram à secretária da Pasta, Adriana Aguiar, avaliações das atividades e práticas de sucesso na gestão escolar a partir das formações e a Fundação e o CIEDS garantiram que os objetivos do programa no Estado foram plenamente alcançados.
Na avaliação da formadora Márcia Giupatto Lourenço, os formadores têm capacidade técnica e conhecimentos específicos da metodologia do Programa para promover a formação de outros profissionais na rede estadual de ensino. “Nós alcançamos esse objetivo. Esses profissionais têm plena capacidade para atuar na formação dos gestores escolares de acordo com a perspectiva da metodologia da formação em serviço, visando sempre à aprendizagem dos alunos. Houve apoio da gestão nos diferentes momentos do Programa no Estado. Foi muito bem sucedido”, frisou.
Implantadas em 2016, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Miracema, e, em 2018, estendido a Palmas, as formações foram ministradas por profissionais do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável. A parceria entre as instituições, com foco na formação de diretores escolares e técnicos das regionais para acompanhamento das atividades realizadas nas escolas, foi firmada durante um encontro do Consórcio Brasil Central. Neste ano, 26 profissionais participaram de quatro formações. O projeto visa melhorar os processos de ensino e aprendizagem, por meio da promoção de formações continuadas para técnicos da rede estadual de educação.
Leila Rejane Cardoso Pontes, orientadora educacional da Diretoria Regional de Paraíso, destacou que o programa leva a reflexão de práticas e execução das ações pedagógicas. “Com direcionamento da metodologia do programa, eu pude refletir melhor sobre onde eu precisava melhorar. É uma formação em serviço, a partir da necessidade do gestor. O programa abre o campo de visão do profissional, contribui na ação e enriquece a prática educacional”, ressaltou.
Segundo a secretária Adriana Aguiar, a formação proporciona crescimento no processo educacional e sinalizou que pode readequar o programa com expansão no Estado de acordo com a estrutura da Secretaria. “É preciso valorizar um investimento que garante o desempenho da educação no Estado, potencializando as habilidades de cada profissional. Os servidores que participaram do curso poderão atuar como tutores para outros cursistas, adequando de acordo com as possibilidades da Secretaria. Essa ação multiplicadora precisa acontecer”, destacou.
Tutoria Pedagógica
O Programa Tutoria Pedagógica se articula com diversas metas do Plano Nacional da Educação (PNE), especificamente a meta sete, que trata do fomento da qualidade da educação. Assim, por meio desta formação continuada e em serviço, o gestor escolar pode se desenvolver no sentido de priorizar a aprendizagem dos estudantes, unindo esforços e primando pela formação de sua equipe e pela articulação da escola com a família e a comunidade