Com o objetivo de viabilizar o incremento científico e tecnológico em saúde no Estado, o Governo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) desenvolve atividades de fomento à pesquisa através do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde. Na perspectiva de acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos estudos em saúde, a Fapt vem realizando visitas técnicas aos pesquisadores em seus ambientes de trabalho.
O processo de monitoramento e acompanhamento do financiamento de pesquisas tem sido fundamental para estabelecer articulações entre a produção de pesquisa e sua utilização. “Desta forma temos acompanhado os projetos financiados, analisados os relatórios e ainda viabilizado a apresentação dos resultados das pesquisas por meio dos seminários. As visitas vêm ocorrendo no local de desenvolvimento dos estudos a fim de verificar o andamento do cronograma dos projetos, a identificação do alcance dos objetivos propostos, além de conhecer o ambiente e a equipe de trabalho do pesquisador”, explica a Assessora Técnica de Programas e Projetos de Saúde da Fapt, Adriana Arruda.
A meta é que as visitas técnicas ocorram em todos os projetos de pesquisa em saúde apoiados pela Fapt, que atualmente conta com 13 projetos em execução, sendo seis em fase de conclusão e sete que estão em andamento com prospecção de conclusão para os próximos anos. Os estudos são feitos por professores mestres e doutores de instituições de ensino superior do Tocantins e de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Ses/To).
Entenda o programa
O PPSUS é uma iniciativa inovadora que adota um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores públicos, profissionais de saúde, pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do Tocantins e representantes da sociedade civil. Desta forma é considerado uma potencial ferramenta indutora para a solução de problemas de saúde da sociedade, principalmente aqueles com relevância sócio sanitária. O programa ainda favorece a troca de experiência e aumento da produção científica dos pesquisadores locais, tornando-os mais competitivos em âmbito nacional.
O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual, como o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é a instituição responsável pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) como agente executor e da parceria da Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Os projetos dos pesquisadores são selecionados mediante participação em edital público onde são escolhidos por uma banca examinadora que aprovam pesquisas com temas considerados relevantes para o sistema local de saúde a fim de financiá los.