Para fortalecer a atuação no acolhimento e classificação de risco realizados no Hospital Regional de Gurupi (HGR), porteiros, recepcionistas e telefonistas da unidade estão participando do 1º Curso de Acolhimento e Classificação de Risco. O curso tem carga horária de 20 horas e é formado por duas turmas.
“Nosso principal foco é a melhoria da prestação do serviço de saúde ao usuário do Sistema Único de Saúde e esse curso visa qualificar os servidores que atuam na porta de entrada da unidade hospitalar para atender o usuário de forma resolutiva”, destacou o diretor geral do hospital, Ronaldo Messias Lopes.
A qualificação está sendo ministrada por psicólogas, pedagoga, assistente social, assistente de serviço de saúde e fisioterapeutas da unidade e dentre os assuntos abordados estão o acolhimento no atendimento, apresentação da Política Nacional de Humanização (PNH), além das noções básicas de atendimento.
A fisioterapeuta e facilitadora, Jaciara Martins de Souza Silva, destacou a proposta do curso com a integralização da nova perspectiva da diretriz da Política Nacional de Humanização. “Ampliar e aplicar esse conhecimento e envolver todas as equipes das portas de entrada que são responsáveis pelo primeiro contato com a unidade hospitalar é o nosso principal objetivo”, declarou.
Quem aproveitou a oportunidade de se qualificar foi a telefonista do HRG, Verbênia Fernandes Aguiar, que busca adquirir conhecimento e auxiliar seus colegas de trabalho. “Espero colaborar mais, ajudar não só o paciente, mas os colegas de serviço e levar um pouco do que aprendemos aqui no curso. É um curso rápido e proveitoso. Quando um paciente chega fragilizado, muitas vezes uma simples palavra ou acolhimento eficiente traz bem-estar e segurança pra ele no hospital”.