logo

Conecte conosco

Profissionais da Atenção Básica recebem capacitação para testes rápidos de hanseníase

A semana será de qualificação para os profissionais de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Gurupi. Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes de Saúde passarão por uma capacitação do Ministério da Saúde entre os dias 15 e 19, sobre a implantação do teste rápido para detecção da hanseníase.

A capacitação iniciou na sala de reuniões na Policlínica, na tarde desta segunda-feira, 15, e contou com a participação da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, e com a coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro.

A capacitação para uso do teste rápido em hanseníase faz parte do Projeto APELI (Ação para Eliminação da Hanseníanse), com o objetivo de fortalecer o diagnóstico da hanseníase na Atenção Primária à Saúde, por meio da ampliação do acesso da população aos serviços de laboratório da rede pública de saúde.

Participam desta primeira capacitação as equipes da UBS Rosendo, UBS João Manoel, UBS Vila Íris e UBS Parque das Acácias. Para não haver prejuízo no atendimento à comunidade, as equipes estão alternando entre um período e outro do dia.

Ao longo da semana serão realizadas atividades teóricas e práticas, com temas sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase, reações hansênicas, avaliação neurológica simplificada e uso da estesiometria para determinação de grau de incapacidade física, com atendimento de pacientes nas respectivas UBS’s onde a capacitação ocorre.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, fez questão de estar presente no início das atividades de qualificação, dando as boas-vindas a todos e reforçando a necessidade de aprimorar o diagnóstico precoce da hanseníase. “O que cada equipe irá aprender esta semana vai refletir em mais saúde e qualidade de vida para os pacientes de hanseníase. Quanto mais cedo for detectada a doença, há mais chances de sucesso no tratamento”, destacou Josi, complementando sobre a importância de aperfeiçoar continuamente o conhecimento na área da saúde.

Em 2022, em Gurupi, já foram notificados 46 casos de pacientes com hanseníase e para o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, com a implementação dos testes rápidos, esse número vai aumentar. “Geralmente, o diagnóstico de hanseníase acontece tardiamente, com pacientes que já apresentam sequelas irreversíveis. Os testes rápidos poderão detectar sinais mais cedo e evitar que ela avance no indivíduo”, afirmou Sinvaldo.

Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro, Gurupi foi um dos municípios contemplados para o início da implantação dos testes rápidos de hanseníase. “A ideia é iniciar a capacitação nessas quatro UBS e, posteriormente, essas equipes serão multiplicadoras. Nessa capacitação, vamos iniciar a utilização dos testes com os pacientes e seus familiares, que estão em tratamento. Posteriormente, o atendimento será ampliado”, explicou Clésia.

“O teste rápido é um auxílio no diagnóstico para ajudar, principalmente, a detecção da doença nas pessoas próximas aos pacientes já diagnosticados com hanseníase, a quem chamamos de ‘contatos’ já que eles têm uma chance maior de desenvolver a doença”, frisou a médica dermatologista e hansenóloga, Carla Angélica Turine Von Glehn dos Santos, que estará ministrando a capacitação.

A capacitação acontece até a próxima sexta-feira, 19, e faz parte do Projeto APELI (ação para Eliminação da Hanseníase), será realizada pela Fundação Alfredo da Mata (FUAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação Estadual de Hanseníase do Tocantins e Secretaria de Saúde de Gurupi.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA