Vão aos Estados Unidos os professores Ionê Alves, de Colmeia, e Ludmila Correa para participarem, por seis semanas, de cursos intensivos de Língua Inglesa
O Tocantins tem dois professores participando do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). São eles, o professor Ionê Alves Barbosa, que leciona no Colégio Estadual Ary Valadão Filho, localizado em Colmeia, e a professora Ludmila Correia da Silva Honorio e Santos.
Eles estão em São Paulo, desde o dia 25, participando de reunião para orientações pré-viagem e concessão de vistos. O professor Ionê viaja nesta quinta-feira, 27, à noite, para o estado de Iowa, nos Estados Unidos.
O programa oferece 486 bolsas para cursos intensivos de seis semanas em uma universidade nos EUA, entre julho e agosto de 2019, e os professores aprovados poderão participar de três modalidades: desenvolvimento de metodologias, aprimoramento em inglês intermediário I e II.
Os professores foram selecionados por meio de um processo de apresentação de documentos e teste de proficiência. Ionê explicou que se preparou muito para ser aprovado nesse processo de aperfeiçoamento. “Uma experiência de convívio com a cultura, e a vivência diária com o idioma só enaltece o conhecimento e ajuda a diversificar as metodologias usadas em sala de aula com os alunos, além de ser uma realização pessoal e profissional”, frisou Ionê.
Os cursos intensivos visam fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas, que são: compreender, falar, ler e escrever em inglês. O intercâmbio também promove imersão em um país de língua inglesa, ampliando a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. E haverá momentos para compartilhar metodologias de ensino.
O programa é uma realização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).