Professores do Tocantins viajam para os EUA para um intercâmbio com universidades

logo

Conecte conosco

Professores do Tocantins viajam para os EUA para um intercâmbio com universidades

Vão aos Estados Unidos os professores Ionê Alves, de Colmeia, e Ludmila Correa para participarem, por seis semanas, de cursos intensivos de Língua Inglesa

O Tocantins tem dois professores participando do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). São eles, o professor Ionê Alves Barbosa, que leciona no Colégio Estadual Ary Valadão Filho, localizado em Colmeia, e a professora Ludmila Correia da Silva Honorio e Santos.

Eles estão em São Paulo, desde o dia 25, participando de reunião para orientações pré-viagem e concessão de vistos. O professor Ionê viaja nesta quinta-feira, 27, à noite, para o estado de Iowa, nos Estados Unidos.

O programa oferece 486 bolsas para cursos intensivos de seis semanas em uma universidade nos EUA, entre julho e agosto de 2019, e os professores aprovados poderão participar de três modalidades: desenvolvimento de metodologias, aprimoramento em inglês intermediário I e II.

Os professores foram selecionados por meio de um processo de apresentação de documentos e teste de proficiência. Ionê explicou que se preparou muito para ser aprovado nesse processo de aperfeiçoamento. “Uma experiência de convívio com a cultura, e a vivência diária com o idioma só enaltece o conhecimento e ajuda a diversificar as metodologias usadas em sala de aula com os alunos, além de ser uma realização pessoal e profissional”, frisou Ionê.

Os cursos intensivos visam fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas, que são: compreender, falar, ler e escrever em inglês. O intercâmbio também promove imersão em um país de língua inglesa, ampliando a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. E haverá momentos para compartilhar metodologias de ensino.

O programa é uma realização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA