Com o apoio da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a cidade está recebendo, nesta semana, o Projeto Caravana Tocantins Poético e Lendário, com a consagrada escritora Irma Galhardo, da Academia Palmense de Letras.
O secretário de Educação do município, André Gouveia, explica que o público alvo dessa iniciativa que acontece na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, são os professores e regentes da Rede Municipal de Educação, que estão passando por um intercâmbio cultural.
A iniciativa visa incrementar ainda mais o Projeto Leitura Viva, desenvolvido em todas as escolas municipais, tendo como foco despertar o aluno para leitura e a produção textual, além de contribuir para fomentar a cultura da leitura na comunidade.
Os professores participam de Oficina introdutória fundamentada no Letramento Literário, bem como, Oficina de Técnicas de Contação de Histórias; e Oficina de Poesia Infantil. Também haverá uma Oficina de Literatura de Cordel; além de Oficina de Bonecas Contadoras de Histórias e, por último, a Oficina de Abayom.
Na sexta-feira (13) haverá programação direcionada para os alunos, com a apresentação do espetáculo de contação de histórias, pelo canal da Prefeitura de Tocantínia no You Tube.
Sobre o Projeto
O projeto de incentivo à leitura e de fortalecimento da identidade cultural tocantinense, Caravana de Lendas do Tocantins, iniciará mais uma edição histórica, desta vez, no município de Tocantínia com o patrocínio da Energisa através da Lei Rouanet.
O projeto, que consiste na circulação da escritora Irma Galhardo e de suas obras, levando livros, contação de histórias, oficinas variadas, plantio coletivo de árvores e acesso cultural aos jovens estudantes de escolas públicas do Tocantins, existe desde 2014 e já impactou positivamente mais de 10 mil crianças de baixa renda no Estado.
Premiações
A Caravana de Lendas do Tocantins traz em seu histórico o Prêmio Brasil Criativo 2016, concedido pelo governo de São Paulo e MinC, o Prêmio de Culturas Populares Selma do Coco 2018, do extinto Ministério da Cultura – MinC, além de classificação em mais três editais de cultura: Edital Amazônia Cultural 2013- MinC; Edital de Patrocínio Cultural 2016, do Banco da Amazônia- BASA e edital PROMIC 2019, da Fundação Cultural de Palmas.