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Professores da rede estadual participam de formação com docente da Universidade de Lisboa na abertura do Seminário Nós Propomos

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins realizam o III Seminário Estadual do Projeto de Extensão Nós Propomos, a partir desta segunda-feira, 12, em Palmas, destinado à formação de professores e apresentação de trabalhos dos alunos sobre direito à cidadania.

O projeto de intervenção urbana Nós Propomos!, idealizado pela Universidade de Lisboa (Portugal), tem como objetivo promover uma efetiva cidadania territorial local, mobilizando o estudo para a identificação de problemas e a apresentação de propostas de solução pelos alunos.

Na abertura do evento, na tarde desta segunda-feira, 12, na UFT, professores de Geografia e gestores escolares da rede estadual participaram de formação com o professor Doutor Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Portugal. O tema da palestra foi “Educação Geográfica no campo do protagonismo e cidadania”.

O Seminário continua nesta terça-feira, 13, com as atividades na Defensoria Pública do Estado, na Avenida Teotônio Segurado. Pela manhã, a partir das 8 horas, serão realizadas palestras, oficinas e relatos de experiências do desenvolvimento do projeto nas escolas, pela equipe da Seduc, da UFT, gestores escolares, além de alunos do projeto, premiados ano passado, de revitalização da “Casa de passagem Viver com Alegria” e também da comunidade de idosos beneficiada com a ação.

Na programação da manhã também tem mesa redonda com representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Habitat III, que abordará o tema desenvolvimento sustentável.

Projetos dos estudantes

Para o período da tarde está programada a apresentação de nove projetos de estudantes de escolas da rede estadual de Palmas, que vão expor as propostas de melhoria do desenvolvimento urbano na comunidade. Os estudantes que apresentarão os projetos são do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, Escola Estadual Liberdade, Colégio Estadual São José e Centro de Ensino Médio Castro Alves. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por oito profissionais, entre professores de instituições de ensino superior do Tocantins.

Segundo o professor Doutor Sérgio Claudino, o Tocantins é um exemplo no Brasil na inovação escolar com o projeto Nós Propomos. “Com essa ação, percebemos uma mobilização escolar para intervenção no território local, levando os alunos a pensarem nos problemas sociais e ambientais, e também na intervenção local, numa perspectiva cidadã. A nossa meta com esse projeto é fazer da geografia da escola uma disciplina que ajuda a formar jovens atentos à realidade que o cerca e empenhados na solução desses problemas”, destacou.

Para o subsecretário da Seduc, Robson Vila Nova, o projeto proporciona o fortalecimento da pesquisa na educação básica no Tocantins. “O projeto Nós Propomos vai muito além do ensino, proporciona a pesquisa e a extensão na formação e exercício da cidadania. O projeto tem levado o Tocantins ao destaque nacional e internacional pela excelência na execução, e tudo se dá através da rede de parceiros. Esperamos fortalecer cada vez mais essa iniciativa na rede estadual”, frisou.

A professora Merian Lopes de Sousa, orientadora dos alunos do CEM Santa Rita de Cássia, vencedores do Seminário ano passado, destacou o enriquecimento do professor e do aluno com a iniciativa. “O projeto influencia a pesquisa científica entre os alunos e contribui para a prática educacional. Para todos nós professores é importante participar da formação, conhecer o projeto Nós Propomos para podermos trabalhar com mais eficiência na escola onde atuamos”, destacou.

O coordenador estadual do Projeto Nós Propomos, João Bazolli, disse que a cada edição há um fortalecimento maior do projeto. “O projeto inclui preparação docente, qualificação dos alunos para entendimento do processo, a fim de apresentarem uma proposta de resolução fundamentada e estudada durante um ano com apoio técnico da universidade. Mostra que a participação social pode transformar a sociedade”, destacou.

Projeto Premiado

Em 2017, cinco estudantes do CEM Santa Rita de Cássia, de Palmas, conquistaram o primeiro lugar no Seminário Nós Propomos com o projeto o revitalização da “Casa de passagem Viver com Alegria”, da região Sul de Palmas. A partir da iniciativa dos alunos, o espaço, que fica ao lado da escola onde estudam, foi reformado e ampliado. A obra foi concretizada por meio de um mutirão comunitário, com a participação de estudantes, comunidade, universitários, representantes da Seduc, UFT, além de engenheiros e mestre de obras da Fundação Alphaville, instituição parceira da ação.

Como prêmio, a equipe participou do I Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania, em Lisboa, e intercâmbio nas principais universidades de Portugal.

Nós Propomos!

O projeto de intervenção urbana Nós Propomos tem por finalidade mobilizar o estadual para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas que lhe são significativos, na área da escola ou da sua residência. Os estudantes realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram proposta de resolução.

No Tocantins, o projeto envolve estudantes do ensino médio da rede estadual das cidades de Gurupi, Araguaína e Palmas.

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