Com o objetivo de preparar os profissionais para o retorno das atividades educacionais não presenciais na rede estadual de ensino, com o uso de novas estratégias e metodologias de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizará, nos dias 15 e 16 de junho, formação para professores das 3ª séries do Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos, diretores escolares, e ainda supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação. A formação atenderá 2.563 professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino.
A proposta de retomada do ano letivo apresentada pelo Governo para o período de pandemia (durante e pós-Covid 19) é gradual, recomeçando com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, por isso a formação é voltada especificamente aos profissionais que atuam nesta série.
Como medida de segurança, para evitar aglomeração, a formação será online, por meio das ferramentas google meet e zoom, em salas com capacidade máxima de 250 profissionais, e divididas por Diretorias Regionais de Educação.
De acordo com a titular da Pasta, Adriana Aguiar, o primeiro momento formativo, após a suspensão das aulas, visa preparar os profissionais para a utilização das novas ferramentas de ensino durante e após a pandemia. “A formação foi elaborada com a proposta de orientar e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o retorno das atividades não presenciais, bem como apresentar todos os instrumentos pedagógicos e de gestão que possibilitarão a organização e registro da vida escolar dos estudantes neste período”, enfatizou.
Programação
Na segunda-feira, 15, a programação começará às 8h, com acolhimento e participação da secretária Adriana Aguiar. Em seguida será apresentada a proposta de retomada das aulas. Para o período da tarde, estará em pauta o Instrumento Pedagógico – Roteiro de Estudo e uma live com a temática socioemocional com a secretária Adriana Aguiar, o professor Dr. Ladislau Nascimento, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a diretora de Desenvolvimento Integral do Instituto Península, Mariana Breim. Na oportunidade, será realizado o lançamento do Olhar atento – Programa de apoio e cuidado emocional para educadores e estudantes da rede estadual.
Para o segundo dia da formação, das 8h às 12h, estão programadas atividades sobre organização da Rotina Escolar no atual contexto.
Segurança
A proposta de retomada não presencial das atividades educacionais, além de garantir a conclusão da 3ª série do Ensino Médio ainda em 2020, contempla mais quatro pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes, o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; e a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020.