Professora de Libras da UnirG concluiu mestrado em Educação na UFT

logo

Conecte conosco

Professora de Libras da UnirG concluiu mestrado em Educação na UFT

Francisca Edivania Gadelha Dias, docente da disciplina de Libras em diversos cursos da Universidade de Gurupi – UnirG,  apresentou na tarde desta segunda-feira, 05, a dissertação  do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPPGE).

A dissertação aprovada tem como tema “Oficinas Pedagógicas em Libras: Aquisição da Aprendizagem de Maneira Lúdica”. O trabalho atuou na área de concentração Ensino-aprendizagem, com linha de pesquisa – Métodos e Técnicas de Ensinar e Aprender na Educação Básica. O professor orientador foi o Dr. Gustavo Cunha Araújo, da UFT.

A professora relatou imensa gratidão pela conquista do título. “Estou bastante emocionada e grata por toda essa trajetória que carrego comigo e pelo apoio de todos que estiveram ao meu lado. Lembrando que, a aquisição da Língua Brasileira de Sinais – Libras nesse contexto, é essencial, para a troca de relações interpessoais e, com isso, colaborar para diferentes efeitos de sentido entre os envolvidos”.

A pesquisa

Gadelha mencionou o objetivo da pesquisa que foi o de propor a criação e execução de oficinas pedagógicas  sobre didática de ensino para surdos  junto à comunidade interna e externa de Gurupi.

“A forma de análises seguiu a perspectiva da Análise de Conteúdo. Os lócus da pesquisa ocorreram na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, na Secretaria de Cultura – Secult, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e na UnirG. Nesses ambientes foram realizadas pedagógicas voltadas para aquisição da aprendizagem, conhecimento e prática-pedagógica em Libras. Os participantes do estudo foram estudantes da educação básica e universitários, docentes e técnico-administrativos da Instituição”.

A professora destacou ainda que “durante a realização das oficinas, foi constatado que os professores encontram dificuldades para capacitar em Libras, justamente pela falta de cursos de formação de professores e ações semelhantes que trabalhem com essa temática. As dificuldades relatadas e enfrentadas pelos professores durante as oficinas ficaram evidentes na falta de conhecimento e de dominar a Libras, e colocá-la em prática no processo ensino-aprendizagem durante as aulas, além da falta de materiais adaptados em Libras para trabalhar com os estudantes”.

Ela frisou também, que “na ocasião, os materiais confeccionados durante as oficinas foram doados para Escola Municipal Antônio Almeida Veras, pois, atende alunos surdos”.

A banca examinadora foi composta pelos professores: Dra. Cássia Ferreira Miranda, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Dr. José Carlos da Silveira Freire, da UFT.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA