No projeto Saia Godê da Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Gurupi, Genailson S. Rocha, professor de matemática, em parceira com sua esposa Andréia Rhaisa, ministrou uma aula para 18 alunos da 3ª série do ensino médio, usando os sustentáculos da modelagem e da etnomatemática.
Segundo o professor Genailson, os temos modelagem e etnomatemática implicam em situações reais de uso. “A modelagem é o processo envolvido na elaboração de modelo, ao passo que a etnomatemática é a forma de conhecer, explicar e entender os diversos fazeres e saberes das pessoas em seus contextos socioculturais”, comentou.
Dessa forma, o professor relacionou o conhecimento de costura de Andréia com o objetivo de explicar aplicabilidade dos conteúdos de trigonometria na circunferência, cálculo de área do círculo e de ângulos. Numa aula planejada em duas partes, sendo uma teórica com explicações sobre as variáveis da fórmula para se calcular um comprimento da circunferência (C=2.3,14) e relacionou, na prática, essas medidas com corpo de uma aluna.
Na situação prática, Andréia, utilizando-se de um tecido retangular, cujas medidas eram 2m por 1,6m, fez as dobraduras necessárias com as medidas do corpo de alunas e finalizou com a confecção de uma saia. A costura da vestimenta foi realizada por uma aluna. Os estudantes puderam perceber que as fórmulas matemáticas estão presentes no cotidiano dos alunos, até mesmo quando encomendam um serviço de costura.
Trazer instrumentos de trabalho para contribuir com o ensino facilita a aprendizagem. Explica o professor Genailson. “Trazer uma máquina de costura para a sala de aula e envolver os alunos com os conteúdos ministrados, foi possível demonstrar que os conteúdos curriculares têm real aplicabilidade na vida dos alunos, tornando mais significativo o que se aprende dentro da disciplina e desperta mais a atenção e participação de todos, finalizou.