Procon aplica multa milionária na BRK Ambiental por má prestação de serviços no Tocantins

logo

Conecte conosco

Procon aplica multa milionária na BRK Ambiental por má prestação de serviços no Tocantins

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO) multou a empresa BRK Ambiental em R$ 2.282.842,48 em razão da má prestação de serviços e por descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2015.

O termo de julgamento nº 627/2019 foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 5.372, nesta quarta-feira (05).

As reclamações dos consumidores contra a BRK são referentes à má qualidade dos serviços públicos de água e esgoto, incluindo problemas no fornecimento do serviço, cobrança indevida, aumento variável e injustificado das faturas, indevida suspensão do serviço, repasse de informações imprecisas, demora no atendimento (SAC), entre outros. A empresa atende 47 municípios do Tocantins.

No TAC assinado com o Procon, a BRK não cumpriu integralmente o acordo de apresentar uma proposta de solução para as reclamações movidas pelos consumidores, bem como de responder às Cartas de Informações Preliminares (CIP Eletrônica) dentro do prazo, contatar diretamente o cliente para agilizar a solução do problema e disponibilizar canal de atendimento exclusivo ao Procon com atendente para resolver as demandas durante atendimento preliminar.

De acordo com o superintendente do Procon/TO, Walter Viana, a BRK reiterou as práticas abusivas, ferindo assim os direitos do consumidor no que se refere à prestação dos serviços e à resolutividade das demandas.

Os milhares de processos se respaldam no grande volume de consumidores que buscaram o órgão nos últimos anos, alegando os mesmos problemas. O TAC foi firmado em 2015 e, passados praticamente quatro anos, não há reais evidências de melhorias, pelo contrário, houve um aumento expressivo de reclamações”, explicou Viana.

Ainda segundo o superintendente, a concessionária não buscou uma solução para os problemas enfrentados pelos consumidores, visto o quantitativo exorbitante de reclamações pelos mesmos motivos.

NÚMERO DE RECLAMAÇÕES

Em 2016, o Procon realizou 1.300 atendimentos de reclamações de consumidores contra a BRK. Já em 2017 foram 2.487. No ano de 2018, o total foi 2.787 e até o início do mês de junho deste ano, já foram realizadas 982 reclamações.

A BRK tem o prazo de 10 dias para pagar a multa, mas poderá ainda recorrer da decisão.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA