PRF retém dois caminhões da mesma empresa com mais de 62 toneladas de excesso de peso

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PRF retém dois caminhões da mesma empresa com mais de 62 toneladas de excesso de peso

Flagrante de excesso de peso em Guaraí/TO. O valor da multa pode chegar a R$ 19.000,00.

Em mais uma fiscalização de combate ao excesso de peso, a Polícia Rodoviária Federal flagrou, às 09h30 de hoje (14 de dezembro), dois caminhões da mesma empresa, ambos do tipo bitrem, que transportavam carga de gesso agrícola ultrapassando o limite de carga dos veículos.

Os veículos andavam em comboio e tinham por itinerário: origem de Grajaú/MA e destino o município de Pedro Afonso/TO.

O primeiro veículo abordado, o Volvo FH de cor branca que tracionava dois semirreboques, nele foi constatado o excesso de peso bruto total em 23.640 quilos e também 2.640 quilos da capacidade máxima de tração permitida ao cavalo trator. No segundo veículo, Volvo FH de cor cinza, que também tracionava dois semirreboques, observou-se o coloradopremiosexcesso de peso bruto total de 29.680 quilos e também 6.680 quilos da capacidade máxima de tração permitida ao cavalo trator. Totalizando 62.640 mil quilos de excesso nos dois veículos.

Após o flagrante, os veículos foram retidos e encaminhados ao pátio da unidade operacional da PRF, onde foi feito o transbordo da carga excedente. Elucida-se que a carga em excesso daria para ser transportada por mais dois semirreboques, em fato desta magnitude o valor dos autos confeccionados podem chegar ao montante aproximado de R$19.000,00, além dos custos do transbordo.

excesso-de-peso-gessoAinda durante o plantão, a equipe da PRF abordou uma carreta que transportava 40 metros cúbicos de madeira serrada, tendo origem Senador José Porfilho/PA e destino o município de Uberlândia/MG.

Verificou-se que o veículo estava com excesso de peso bruto total de 23.955 quilos.

A carga em excesso será transportada para mais dois caminhões, nesse caso o valor dos autos confeccionados pode se aproximar de R$6.600,00, além dos custos do transbordo da carga de madeira excedente.

A PRF destaca aos usuários da via e principalmente às empresas de transporte que o excesso de peso é a principal responsável pelos danos diretos causados ao pavimento das rodovias brasileiras. Além do prejuízo ao erário, o veículo com carga excedente põe em risco a segurança de todos que trafegam nas vias abertas à circulação, uma vez que torna o veículo mais lento em todas suas manobras e compromete decisivamente a frenagem adequadamente do veículo em caso de emergência.

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