O condutor apresentou documento florestal e fiscal válido para um tipo de madeira, no entanto, no veículo foram encontrados outros 3 tipos não descritos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 20 metros cúbicos de madeira transportados ilegalmente. O delito foi registrado no último sábado (25), no km 160 da BR 153, município de Araguaína-TO.
Na oportunidade, foi abordado caminhão FORD/CARGO 2428E que transportava carga de madeira. O condutor apresentou Guia Florestal e documentos fiscais validando, supostamente o transporte da madeira – os documentos eram verdadeiros.
No entanto, em uma vistoria da carga, a equipe constatou que havia divergência entre a carga e o documento florestal. Segundo a documentação, estaria sendo realizado o transporte de apenas uma espécie de madeira, todavia, a equipe da PRF constatou a presença de 4 espécies de madeira sendo transportadas.
O condutor declarou que nada conhece de madeira e não viu a diferença. Alegou apenas que sabia que trafegava com excesso de peso, contudo desconhecia divergências entre a Guia Florestal e o que efetivamente transportava.
Tendo em vista as madeiras de origem irregular, o comprador e o transportador/condutor, incorreram em crime ambiental e infração administrativa ambiental. A madeira foi apreendida e a PRF informou a situação ao órgão ambiental.