Iniciativa nacional busca conscientizar e cuidar da saúde dos profissionais do volante, contribuindo para a redução de acidentes e lesões no trânsito.
Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realizou ações de aferição da pressão arterial em caminhoneiros nas unidades operacionais da PRF nos municípios de Araguaína e Paraíso do Tocantins.
Essa iniciativa, parte integrante do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), abrangeu comandos em todo o país, visando a redução da sinistralidade nas estradas, especialmente em casos envolvendo veículos de carga, devido à maior gravidade dessas ocorrências.
O foco da ação é fornecer informações essenciais aos motoristas sobre seus parâmetros de saúde, conscientizando-os sobre a importância do autocuidado e da responsabilidade de todos os agentes inseridos no tráfego. Além disso, a coleta de dados tem como objetivo a realização de um mapeamento das condições de saúde dos motoristas profissionais.
Dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2019 revelam que o perfil médio do caminhoneiro é de 44,8 anos, com uma experiência média de 18,8 anos na profissão. Esses profissionais percorrem em média 8,5 mil quilômetros por mês, trabalhando cerca de 11,5 horas por dia.
A PRF reitera seu compromisso com a segurança viária e destaca a importância da colaboração interinstitucional na busca por estratégias eficazes que beneficiem a saúde e o bem-estar de todos. A ação conjunta entre a PRF e as Secretarias Municipais de Saúde reforça a necessidade de iniciativas preventivas para melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros e promover um trânsito mais seguro para todos os usuários das rodovias brasileiras.