Em ação conjunta, a PRF contou com a participação de forças policiais estaduais e dos órgãos de fiscalização ambiental
O aumento das atividades econômicas em larga escala sobre os recursos da Amazônia legal brasileira tem provocado um aumento significativo da taxa de desmatamento do Bioma Amazônia.
Com o intuito de reduzir o impacto do desflorestamento e os índices de criminalidade ambiental, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com forças policiais estaduais e dos órgãos de fiscalização ambiental promoveram a Operação Rotas da Amazônia, iniciada em 2022, a qual se encontra, no presente ano, 2023, em sua segunda edição, denominada Operação Rotas da Amazônia II.
Durante a operação, foram intensificados os comandos de fiscalização ambiental nas rodovias e estradas federais, e áreas de interesse da União, no âmbito da circunscrição da PRF no Tocantins, em intercâmbio com as regionais do Mato Grosso e Maranhão, que compõem o “estados cinturões” da Amazônia Legal.
No decorrer da Rotas da Amazônia II, a PRF, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA/TO) promoveram um encontro para aperfeiçoamento, treinamento e nivelamento técnico de fiscalizações aplicadas aos crimes ambientais, na Superintendência Regional da PRF, em Palmas/TO.
Nesse período, foram registradas no Tocantins, 10 ocorrências envolvendo crimes ambientais – com destaque para o transporte ilegal de madeira – e 13 pessoas foram detidas, sendo 12 por crimes ligados ao meio ambiente. No total, foram fiscalizadas 333 pessoas e 384 veículos e realizadas as apreensões de 250m³ de madeira, 150m³ de carvão e quase 3 toneladas de excesso de peso de produtos ambientais.