Segundo a PRF o feriado da Proclamação da República, ocorrido de 12 a 15 de novembro de 2016, teve 13 acidentes, 23 feridos e 1 morto nas rodovias federais do Tocantins. A operação de fiscalização da PRF começou na sexta-feira (11) e encerrou nesta terça-feira (15).
Vale ressaltar que, no dia 12 de novembro, uma única ocorrência, no trecho de Guaraí, foi responsável por 10 (dez) dos feridos e a vítima fatal no cômputo final da Operação.
Ainda segundo a PRF o balanço apontou que 23 motoristas foram flagrados por embriaguez ao volante, além de outras infrações como criança sem o dispositivo de segurança (cadeirinha), excesso de velocidade, ultrapassagem em faixa dupla e outras.
A PRF desenvolveu, também, trabalhos de conscientização para o trânsito seguro em todo estado. Cerca de 1200 pessoas foram sensibilizadas através da educação para o trânsito, em Guaraí TO, houve o Cinema Rodoviário Comando (CRC).
No evento (CRC), os condutores são fiscalizados, e convidados a assistirem uma palestra de 10 minutos, onde são passados pequenos vídeos mostrando as principais causas de acidentes, Assim, a polícia espera contribuir para redução do número de acidentes e seus impactos sociais.