A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma importante apreensão na manhã desta quinta-feira (02). Durante uma fiscalização no km 332 da BR 153, em Guaraí/TO, em um caminhão M. BENZ/L 1620, que transportava 14,5m³ de madeira de forma ilegal.
O condutor, um homem de 37 anos, estava levando o produto florestal processado, com origem em Uruará/PA e destino final em Corumbá de Goiás/GO. Durante a inspeção no compartimento de carga, os agentes da PRF perceberam que o volume da madeira transportada não condizia com o descrito na documentação fiscal apresentada pelo condutor.
Diante desse fato, a PRF configurou o delito de transportar madeira, lenha e carvão sem licença válida. A empresa responsável pelo transporte também foi qualificada como autora na mesma tipificação criminal.
O veículo e a carga apreendida foram encaminhados para os órgãos ambientais competentes para as medidas cabíveis. A ação da PRF demonstra o compromisso em proteger o meio ambiente e combater o comércio ilegal de produtos florestais.
A apreensão de madeira ilegal é importante não só para preservar a natureza, mas também para garantir a concorrência justa aos empresários que seguem as leis e regulamentos. A PRF continuará a realizar fiscalizações e a combater qualquer tipo de crime nas rodovias federais, seja ele ambiental ou não.