Além do crime ambiental, também foi constado o crime de falsidade ideológica.
Nessa sexta-feira (28), a equipe PRF abordou uma combinação de veículos Vw/26.390 Ctc 6×4 e ST/Guerra Ag Gr, no Km 01 da BR 226, no município de Aguiarnópolis/TO, transportando carga de madeira serrada.
Durante o procedimento de fiscalização, foram constatadas irregularidades na Guia florestal apresentada. Os dados apresentados na documentação divergiam das característica do material transportado e, também, apresentava divergências com relação aos veículos utilizado.
Para justificar a utilização de uma combinação de veículo com dados diferentes dos cadastramos na Guia Florestal, o condutor apresentou um boletim de ocorrência, alegando que a troca dos veículos se deu por problemas mecânicos no caminhão, o que tornou necessário a transferência da carga para outro veículo. Diante da alegação, identificou-se que o boletim possuía indícios de inserção de declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita com o fim de alterar a verdade sobre fato juridico relevante.
A princípio, foram constatadas as ocorrências de transportar madeira, lenha, carvão sem licença válida e falsidade ideológica.
A ocorrência foi encaminhada à polícia civil da cidade de Tocantinópolis – TO, para averigução das medidas legais cabivéis. Os Veículos e a carga de madeira apreendida foram recolhidos ao pátio por crime ambiental.