logo

Conecte conosco

Presidente do Banco Central reconhece papel do Sicoob e do cooperativismo financeiro na democratização dos serviços financeiros 

Na comemoração dos 35 anos do Sicoob Central ES, Roberto Campos Neto destaca avanços em governança e crescimento contínuo do Sicoob

Junho de 2024 – Durante a celebração dos 35 anos do Sicoob Central ES, realizada na primeira semana de junho, em Vitória (ES), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou a importância das cooperativas na democratização do acesso aos serviços financeiros. O evento contou com a presença do diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, e do presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Miguel Oliveira.

Campos Neto destacou a satisfação com os aperfeiçoamentos em governança que o Sicoob tem implementado ao longo dos anos. Segundo ele, o sistema cooperativo tem crescido de forma contínua, superando a média do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Ele exemplificou com dados de 2020, período crítico da pandemia, quando a carteira de crédito do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) aumentou 35%, mais que o dobro do crescimento do SFN, que foi de 15,6%.

O presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, destacou a relevância do apoio do BC para o desenvolvimento do sistema financeiro cooperativo e a inclusão financeira no Brasil. “O suporte do Banco Central tem sido crucial para fortalecer a resiliência e a capacidade de inovação do Sicoob. As iniciativas do BC permitiram que ampliássemos nossa atuação, oferecendo soluções financeiras mais acessíveis e justas para nossos cooperados. A continuidade desse apoio é vital para que possamos seguir impulsionando a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico sustentável no país”, afirmou o presidente.

Já Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, enfatizou a colaboração entre o Sistema e o Banco Central, destacando pontos de convergência e desafios em comum. “A colaboração entre as duas instituições é fundamental para promover um sistema financeiro mais inclusivo, transparente, eficiente e competitivo, beneficiando a população brasileira”.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que o cooperativismo está ganhando cada vez mais espaço na AgendaBC#. Ele mencionou que a Lei Complementar nº 196 de 2022, fruto de um amplo diálogo entre o Banco Central e o segmento cooperativista, impulsiona as cooperativas em um ambiente inovador, tecnológico e competitivo.

Sobre o Sicoob   

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse: www.sicoob.com.br para mais informações.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA